Dicas para novos empreendedores

Por DOUGLAS MARTINS 27/12/2017 - 17:15 hs

Empreender no Brasil sempre foi um grande desafio, e a cada dia, mais pessoas pensam em abrir seu próprio negócio, mas é importante saber que deve estar preparado para viver em um ambiente de águas revoltas. No sentido literal, podemos dizer que, empreendedor é, toda pessoa que promove transformações na maneira de conceber um produto ou serviço, utilizando novos recursos organizacionais ou materiais. Para ser um empreendedor de sucesso, primeiro é necessário pesquisar a atividade de interesse, não é tarefa simples, aprenda tudo que puder sobre o negócio e jamais se lance em uma empreitada sem nenhuma experiência profissional no ramo.

O perfil do empreendedor é formado por características e comportamentos, que podem determinar o sucesso ou fracasso do empreendimento, dentre eles:

Capacidade de assumir riscos - Capacidade de enfrentar desafios é uma combinação de ousadia, coragem, controle e determinação. Ao arriscar seu patrimônio num novo negócio, o empreendedor está colocando a realização de seus ideais acima da suposta segurança do trabalho assalariado.

Planejamento - Planejar a atuação sobre uma oportunidade detectada pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso. De uma forma bastante simples, planejar significa responder o que será feito, como será feito, quanto irá custar quem irá fazer, porque será feito e quando será feito. A falta de planejamento inadequado tem gerado muitas falhas e provocado o fechamento de muitas empresas em seus primeiros anos de vida.

Estabelecer metas e objetivos - Estabelecer objetivos em longo prazo e definir metas de curto prazo são primordiais, as pessoas geralmente têm sonhos e objetivos de curto prazo, muitas vezes, vagamente definidos. A tendência do empreendedor é definir claramente objetivos e metas que lhe deem condições de realizar projetos mais amplos e duradouros, ele sabe o que quer e onde pretende chegar.

Persistência - É a capacidade de definir e manter o direcionamento de sua empresa rumo ao sucesso, apesar das dificuldades encontradas, é a persistência pelo ideal, pelos objetivos a que se propõe, superando os obstáculos do caminho.

Organização - Estabelecidas às metas, o empreendedor deve encontrar os meios para alcançá-las ele entende que os resultados almejados precisam ser obtidos por meio da aplicação dos recursos disponíveis de forma lógica, racional e clara. A partir das metas define-se o caminho a percorrer. Ser organizado é definir aonde quer chegar, planejar como chegar, garantir a execução do planejado, identificar e corrigir possíveis desvios de rotas.

Inovação - Tem grande capacidade de inovar e criar. Desenvolve novas soluções quando aquelas já conhecidas não satisfazem, transforma ideias em fatos concretos e dinâmicos, que garantam a permanente evolução da organização.

Liderança - É a capacidade de influenciar pessoas a executar tarefas levando em consideração que cada um tem sua vida pessoal e suas aspirações. O líder dá o exemplo, estimula os colaboradores e os mantêm motivados, seu papel é desenvolver uma cultura organizacional voltada para o cliente, que permita o estimulo para as pessoas trabalharem satisfeitas, em minha humilde opinião é a chave principal em uma organização sem uma liderança forte os liderados serão fracos.

Empreendedores não assumem riscos sem cálculo, ele não se arrisca a abrir um negócio se não tiver um resultado favorável, saber onde pisa é essencial busque o maior número de informações possíveis, elabore um bom plano de negócios, faça capacitações, pesquise e tente se relacionar com empreendedores do ramo, isso ajudará você a evitar frustações futuras.

Douglas Martins Rezende é Analista do SEBRAE/MT.