Aeroporto de Nova Xavantina recebe técnicos e projeto deve ser finalizado neste semestre

Por NX1 19/07/2017 - 11:15 hs

Foto: Reprodução

O prefeito de Nova Xavantina, João Batista Vaz – Cebola (PSD) recebeu na manhã desta quarta-feira (19) a equipe técnica da Secretaria de Infraestrutura do Governo do Estado-SINFRA. Em junho, a secretaria encaminhou ofício ao município dando parecer favorável ao projeto de pavimentação e iluminação da pista do aeroporto de Nova Xavantina.

Segundo o prefeito Cebola, a equipe fez uma visita técnica em no aeroporto. “O projeto de pavimentação e iluminação está quase pronto, depois, correr atrás de recursos e parceiros. Acredito nisso, por estou correndo atrás desde que assumi a prefeitura.”, comentou Cebola em sua página pessoal do Facebook.

Cebola disse em entrevista ao NX1 que a pavimentação da pista do aeroporto do município ampliará a expansão de atividades turística e empresarial necessária para o crescimento econômico do município.

“O projeto deverá estar concluído até o final do primeiro semestre deste ano, para execução no segundo semestre. Após o projeto pronto, serão formalizadas as parcerias para a sua execução, que deverá incluir Governo do Estado, Prefeitura Municipal, Assembleia Legislativa e empresários, com previsão para realização até o final de 2017.”, explicou o gestor.

O vereador Elias Bueno, autor da indicação N° 124/2017 que pede a pavimentação da pista, afirmou que com o asfalto na pista, o aeroporto vai trazer grandes ganhos para o município, permitindo a recepção de grandes aviões, e um centro de logística que vai convergir com serviços e meios de transporte no Araguaia.

“Com a pavimentação, nossa cidade vai atrair companhias de pequenos e médios portes, provocando futuramente, uma linha direta com grandes centros do país.”, ressaltou Elias.

A pista de pouso e decolagem, tem 1.490 metros de extensão por 45 metros de largura e está a 316 metros de altitude. 

Aeroporto

Localizado na Reserva do Parque Municipal da Bacaba, onde se situa o Campus da Unemat de NX, o velho e histórico aeroporto da FAB (antiga base da Força Aérea Brasileira), como é conhecido o aeródromo de Nova Xavantina, vira e mexe sofre interdições, ditadas por inadequações de sua estrutura às normas do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), órgão central do Sistema do Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), do Ministério da Aeronáutica.

TAC

O prefeito João Cebola assinou em setembro de 2016 um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Prefeitura Municipal, representada pelo prefeito, e o DECEA, representado pelo seu diretor geral, Tenente Brigadeiro do Ar Carlos Vuik de Aquino, no qual a Prefeitura se comprometeu a concluir várias adequações para a reabertura do aeroporto que na época estava interditado.