27ª Festa da Primavera começa hoje na capela Nossa Senhora Aparecida

A festa prossegue até domingo, com missa sertaneja, shows regionais, show de prêmios, leilões e bailes

Por Kayc Alves/Da Redação 12/10/2017 - 10:16 hs

Foto: Reprodução

A capela Nossa Senhora Aparecida, do bairro Piracema, está realizando a 27ª edição da Festa da Primavera, tradicional evento em honra a padroeira do Brasil, que dá nome a igreja. É a primeira vez que a festa cultural, que envolve toda a comunidade do bairro, terá grandes dimensões, com estimativa de receber centenas de pessoas até domingo (15).

O evento começou hoje (12), no salão da capela, com programação religiosa durante todo o dia. Está previsto um churrasco para daqui a pouco, às 12 horas, e a partir das 18h30, com a Procissão Luminosa, iniciam-se os ritos do dia em honra a Nossa Senhora Aparecida. A Santa Missa Solene da Aparecida deve ocorrer às 19h30 e, em seguida, haverá o Show Católico e a Adoração.

A festa prossegue até domingo, com missa sertaneja, shows regionais, show de prêmios, leilões e bailes. Segundo o padre Cristiano Ribeiro Dias, o evento cultural de cunho religioso envolve toda a comunidade que cerca a capela Nossa Senhora Aparecida, no bairro Piracema.

Com 27 edições, a festa realizada anualmente terá, pela primeira vez, apoio da Secretaria de Cultura de Mato Grosso, que propiciou uma melhor estrutura, com palco de shows para receber as atrações das quatro noites. Além do carimbo do estado, o evento também é apoiado pela Prefeitura Municipal de Barra do Garças e pelo deputado Baiano Filho.

O padre Cristiano destaca que a 27ª festa da capela é especial também porque comemora o jubileu de 300 anos da aparição de Nossa Senhora Aparecida, no rio Paraíba do Sul, próximo a Guaratinguetá (SP). Em 1717, pescadores da região retiraram, do leito do rio, a imagem de Nossa Senhora da Conceição, e a ela foram atribuídos vários milagres.

O tricentenário de Nossa Senhora comoveu toda a diocese de Barra do Garças. Desde de o ano passado, o bispado, que comanda 23 paróquias em 14 cidades circunvizinhas, vem realizando atos de fé em torno dos 300 anos da “Mãe Aparecida”.

A juventude católica da diocese foi destaque nacional ao realizar, em todo o território diocesano, a peregrinação da réplica da imagem, recebida em Aparecida (SP), em abril de 2016, na Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Uma comitiva levou a imagem, durante um ano, às paroquias do interior da região Araguaia, evangelizando e encorajando os jovens a participarem da vida católica.

O padre Cristiano lembra que a réplica peregrina da imagem de Nossa Senhora acompanhará as celebrações da festa.