Em dois dias, Caravana realiza mais de 9 mil procedimentos oftalmológicos

Por Julia Oviedo/Gcom-MT 05/12/2017 - 15:23 hs

Foto: Francisco Alves/Gcom-MT

A 11ª edição da Caravana da Transformação, que teve início neste domingo (03.12), já realizou em dois dias 9.238 procedimentos oftalmológicos, entre eles 1.729 consultas e 538 cirurgias, que tiveram início nesta segunda-feira (04.12). Esta deve ser a maior edição já realizada pelo Governo de Mato Grosso, já que estão previstas 8 mil consultas e mais de 6 mil cirurgias.

Até então, a edição com maior número de procedimentos cirúrgicos ocorreu em Tangará da Serra, em outubro deste ano, quando 5.529 cirurgias foram realizadas durante o evento. Na oportunidade, uma estrutura de 10 mil m² foi montada e o evento ocorreu ao longo de 12 dias. Já em Rondonópolis, a duração do evento será de 15 dias em uma estrutura de 15 mil m².

Somente nesta segunda-feira, 2.791 pessoas passaram pelo evento, entre pacientes, acompanhantes, autoridades e servidores. Em oftalmologia foram realizados 5.988 procedimentos, entre eles 874 consultas e 535 cirurgias. Do total de consultas, 966 olhos foram agendados para passar por cirurgia.

Começaram nesta terça-feira (05.12) os atendimentos pós-operatórios, direcionados aos pacientes que fizeram cirurgia de catarata. Além deste, os pacientes também devem comparecer ao pós-operatório de sete dias e ao de 30 dias após a cirurgia. Estes atendimentos acontecem a partir das 6h, na Escola Renilda Silva Moraes, localizada na Avenida Jacarandás, no bairro Coophacem.

Também nesta terça-feira, a Prefeitura de Rondonópolis oferece atendimentos médicos especializados na Caravana da Transformação. São consultas em neurologia, cardiologia, odontologia, gastroentereologia e cirurgia vascular. Serão disponibilizadas 50 vagas diariamente em cada especialidade. A Prefeitura também disponibilizará 60 exames diários de ultrassom. O acesso a estes serviços é feito via Central de Regulação Municipal.