BARRA DO GARÇAS 00:00:00 Sábado, 12 de Julho de 2025

AGRONEGÓCIO Segunda-feira, 03 de Janeiro de 2022, 09:25 - A | A

03 de Janeiro de 2022, 09h:25 - A | A

AGRONEGÓCIO / Grande volume

Chuvas causam prejuízos a produtores no Araguaia

Segundo Dados do Imea, em 2021 foram plantados mais de 1 milhão de hectares da cultura da soja no Extremo Norte Araguaia

Repórter Agro



No mês de dezembro as fortes chuvas têm causado diversos estragos por diferentes regiões brasileiras. No extremo Norte Araguaia a situação não é diferente, foram mais 500mm no acumulado do mês em Confresa, cidade polo da região.

A preocupação e prejuízo já é realizada para os agricultores da região, alguns já em processo de colheita da safra de soja, outros com início nesta próxima semana, enfrentam as primeiras dificuldades ao excesso de chuvas. 

O grande volume de chuvas registrados em Confresa no mês de dezembro de 2021 chega à marca de 547mm no acumulado mensal, uma média diária de 18,23mm, volume muito superior ao previsto e já realizado em dados históricos da região.

Estradas interditadas, rios sobre pontes e perdas na produção. Os agricultores da região já presenciam o apodrecimento de grãos ainda na lavoura e se preocupam com o volume de perdas na produção, uma vez, que a previsão para fortes chuvas vai até o próximo dia 15 de janeiro. 

Em conversas com produtores rurais percebemos a preocupação quanto as perdas da produção, visto que a região ainda enfrenta diversos problemas como a logística de escoamento e a baixa capacidade para secagem e armazenamento da safra.

Segundo Dados do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), em 2021 foram plantados mais de 1 milhão de hectares da cultura da soja no Extremo Norte Araguaia, região composta por 13 municípios, entre Bom Jesus do Araguaia e Vila Rica. 

Em Canabrava do Norte a colheita da safra de soja já foi iniciada, em Vila Rica a previsão é que nesta semana, com a redução das chuvas sejam também iniciados os procedimentos de colheita da cultura.

No geral a expectativa dos produtores rurais da região do Vale do Araguaia é a abertura de sol e redução de chuvas para os próximos dias.  Este pensamento é compartilhado pelos Produtores Rurais Douglas Michels e Ana Brizot, agricultores destaques por suas produções na região. 

Comente esta notícia