AGRONEGÓCIO Segunda-feira, 10 de Julho de 2023, 09:21 - A | A

10 de Julho de 2023, 09h:21 - A | A

AGRONEGÓCIO / PARCERIA

UFMT se une à Expoagro para desmentir fake news do agro

Curso de Zootecnia de Cuiabá realiza ConectZoo nos dias 11, 12 e 14 de julho. Série de palestras terá temas polêmicos em movimento contra desinformação

Assessoria



A partir desta terça (11) e como parte da programação da 55ª Expoagro, o público poderá acompanhar sete palestras realizadas pelo curso de Zootecnia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Cuiabá. Denominado “ConectZoo”, o evento integra a zootecnia à cidade e pretende desmentir diversas fake news. Para isso, a estratégia é compartilhar conhecimento técnico e científico e promover a conexão do público com a produção alimentar sustentável.

O tema das palestras foi definido a partir de um levantamento feito na internet. “Criamos um ranking com as maiores fake news divulgadas na rede ligadas ao agronegócio”, explica João Costa Júnior, professor doutor do curso de Zootecnia da UFMT. Coordenador do ConectZoo, ele comenta que o objetivo da participação na Expoagro é divulgar embasamento técnico e informações qualificadas no combate às fake news, desmistificando a produção de produtos de origem animal.

Um exemplo é a palestra “As 5 maiores mentiras que já te contaram sobre o leite de vaca!”. “Percebemos o quanto ainda falam mal do processo produtivo da proteína animal. Levando o conhecimento científico para o consumidor, podemos mostrar toda a cadeia produtiva sustentável que resulta na carne e no ovo que são comprados na cidade”, explica João Costa Júnior.

Segundo o professor, o assunto que mais aparece na internet com informações equivocadas é o “frango com hormônio ou anabolizado”. “Dados científicos mostram que os frangos de maior peso são resultado de uma produção baseada em conhecimento e investimento em genética, bom manejo e nutrição de alta qualidade. É isso que explica o ganho de peso dos frangos com velocidade e ótima qualidade da carne”, antecipa o professor.

As palestras do ConectZoo ocorrem nos dias 11, 12 e 14 de julho, sempre a partir das 14h, dentro da programação do Fórum das Cadeias Produtivas. Entre os temas estão equoterapia, alimentação para cães e benefícios da carne suína. A participação é aberta a toda a população, de forma gratuita.

O curso de Zootecnia da UFMT, que já completou dez anos de existência em Cuiabá, também terá um estande na Expoagro. Nele, 48 alunos participam com informações técnicas para o público em geral, sempre das 13h às 22h. A presença do curso na feira agropecuária também inclui a distribuição de panfletos de orientação.

“A Expoagro é a oportunidade perfeita de levarmos nosso movimento de conscientização sobre a produção de proteína animal tanto para o público visitante”, afirma o professor.

Expoagro 2023. Em sua 55ª edição, a Expoagro está sendo realizada pelo Sindicato Rural de Cuiabá até 16 de julho, no Parque de Exposições Jonas Pinheiro, na capital. A projeção é de um público superior a 200 mil pessoas nos nove dias do evento – dos quais sete terão entrada gratuita.

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI). 

Nilo Temporada

 



Comente esta notícia