Sua passagem por nada menos que dois mandatos consecutivos à frente da prefeitura de Alto Araguaia Gustavo Melo (PSB) não teve dificuldade em fazer seu sucessor, Jacson Niedermeier (União Brasil), que foi eleito com 73,55% dos votos válidos nas eleições municipais de 2024.
A soma dos feitos do ex-prefeito tem motivado, com devida insistência, o meio político a anunciar seu nome como pré-candidato a deputado estadual nas eleições majoritárias de 2026. Seus apoiadores no município e na região afirmam que ele não falta aliados, que foram parceiros ao longo de seus dois mandatos em Alto Araguaia. Entre eles, destacam-se o presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi (PSB), o deputado federal Juarez Costa (MDB), o senador Jayme Campos e o governador Mauro Mendes (União Brasil), que, por sua vez, deve concorrer ao Senado por Mato Grosso.
Bem articulado, Gustavo Melo fez por merecer as conquistas para o município. Durante sua gestão como prefeito, Gustavo Melo promoveu diversas obras e melhorias, como: Construção do Centro de Convivência para Idosos; Construção de casas populares; Construção de pontes de concreto e bueiros no interior do município; Revitalização de praças; Construção e reforma de escolas; Construção do Postos de Atendimento de Saúde na zona rural e a reforma do Hospital Municipal Cacildo Hugueney.
Na área da saúde, seu legado é ainda mais expressivo, além das obras municipais, Gustavo Melo também deixou sua marca como presidente do Consórcio de Saúde da Região Sul (CORESS). Durante sua gestão, ele garantiu recursos da ordem de 15 milhões de reais que possibilitou a realização de mais 5 mil cirurgias. Ao deixar o cargo, em dezembro de 2025, articulou, junto aos deputados Max Russi (PSB), Nininho (PSD) e Thiago Silva (MDB), a liberação de mais R$ 42 milhões para a segunda etapa do Programa MT Fila Zero.
Contudo, Gustavo Melo não deve concorrer sozinho pela região do Araguaia. Vários nomes têm surgido nos bastidores da política local, como Fernando Görgen (União Brasil), ex-prefeito de Querência; Gaspar Lazari (PSD), ex-prefeito de Confresa; e Leonardo Zampa (PL), de Novo São Joaquim, entre outros. Todos são considerados fortes candidatos, e a avaliação final dependerá, como sempre, da vontade popular expressa nas urnas.
Em 2022, ao fazer um "teste drive" nas urnas, Gustavo trabalhou intensamente e conseguiu votos suficientes para eleger sua esposa, Priscila Dourado, como suplente de deputada. Ela assumiu o cargo em 2024, ocupando a vaga de Beto Dois a Um. A região do Alto Araguaia conta com aproximadamente 70 mil eleitores, distribuídos em nove municípios, sem contar Rondonópolis, que sozinha possui mais de 175 mil eleitores. (Redação)
Marilene Carvalho Nogueira 31/01/2025
Desejo toda sorte pra vc Gustavo Melo não de ouvidos a pessoas mal amada ???? abraço ????????
Maria Eugênia da Silva Ribeiro 31/01/2025
Gustavo Melo deixou a Prefeitura de Alto Araguaia com o pior cenário já existente na cidade. Muitas dividas.... Saúde precária O novo prefeito pegou uma bomba! O povo daqui ndi vota mais nele. Só revitalizou as praças e uma dívida de 180.000.000,00.
ELIANDRA JOSEFA 31/01/2025
Sem dúvidas que Gustavo Melo foi um excelente gestor em seu primeiro mandato, 2017-2020, contudo deixou a desejar no segundo, 2018-2024. Não é a toa que o atual prefeito decretou situação de emergência na saúde do município, pois Gustavo deixou uma dívida que hoje o município é incapaz de comprar dipirona.
Abigailton 31/01/2025
Agora tem que ver com os eleitores de Alto Araguaia. Porque pelo que esta nos noticiarios aqui da cidade ele deixou a prefeitura quebrada e devendo muito
4 comentários