BARRA DO GARÇAS 00:00:00 Domingo, 13 de Julho de 2025

ALFINETE Quarta-feira, 09 de Março de 2022, 15:14 - A | A

09 de Março de 2022, 15h:14 - A | A

ALFINETE / Críticas

Sem representatividade na Câmara, ex-deputada crítica mulheres por falta de apoio político

Malba Varjão fez um discurso caloroso em sessão solene especial do Dia Internacional da Mulher na Câmara Municipal de Barra do Garças

João Pedro Donadel
Da Redação



A Câmara Municipal de Barra do Garças realizou na noite desta terça-feira (08) uma sessão solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Entre as homenageadas, a ex-deputada estadual Malba Varjão realizou um discurso firme e caloroso a respeito da representatividade feminina na política, sobretudo, em Barra do Garças.

Em um tom de desabafo, a psicóloga destacou que o principal problema da falta de representantes do sexo feminino entre as representantes do povo está entre o próprio gênero. 

"O problema das mulheres não são os homens, o problema das mulheres são as próprias mulheres, que por inveja, acabam não se apoiando para estarem ocupando essas cadeiras", frisou.

Filha do saudoso ex-senador Valdon Varjão, Malba concorreu à vereadora no município em 2020 pelo PL, quando recebeu 88 votos e ficou na 75ª posição.

Atualmente a Câmara de Barra do Garças não conta com nenhuma vereadora mulher. Entretanto, a primeira suplente Maria Silvânia Araújo Ramos (PSD), assumiu uma das cadeiras do legislativo barragarcense em agosto de 2021, ao substituir o vereador Hadeilton Tanner Araújo – Guinha (PSD).

Após quatro anos e meio, a Câmara de Vereadores voltou a ter representatividade feminina. “Estou chegando com muita vontade de mostrar a força feminina no parlamento municipal e fazer a diferença", disse a suplente quando esteve na Câmara.

A última mulher presente na legislatura municipal foi em 2013, quando Maria José de Carvalho – Maria do Mercado (PP), foi eleita em 3º lugar, com 949 (3,22%) votos. O mandato da ex-parlamentar durou até 2016.

O discurso completo de Malba está disponível no vídeo no fim desta matéria, a partir da 1h16min48s até 1h19min23s.

Comente esta notícia