CIDADES Terça-feira, 27 de Julho de 2021, 11:07 - A | A

27 de Julho de 2021, 11h:07 - A | A

CIDADES / ofício emergencial

Com 50 mil pessoas a mais no cadastro SUS, Barra do Garças é obrigada a pedir mais vacinas

Prefeitura diz que número de pessoas cadastradas no município pelo cartão do SUS é quase o dobro da população que consta no último censo do IBGE.

Da Redação



A prefeitura de Barra do Garças solicitou ao secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, que o município receba mais doses de vacinas contra o coronavírus. O pedido foi realizado por meio de ofício emergencial.

De acordo com a gestão, a solicitação foi necessária devido ao alto número de pessoas cadastradas no município pelo cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), de modo que, segundo a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o ano de 2020, Barra do Garças conta com 61.135 habitantes, porém o Suporte do Cadastro Nacional de Saúde do mês de junho deste ano, aponta que 111.788 pessoas estão cadastradas para atendimento do SUS no município, quase o dobro do número de habitantes.

A prefeitura ressaltou que a distribuição e número de doses recebidas não depende do município, pois os imunizantes são fornecidos pelo Ministério da Saúde ao Estado, que as envia para as cidades.

Outro fator destacado é que Barra do Garças é polo educacional da região e possui dois municípios circunvizinhos, Pontal do Araguaia (MT) e Aragarças (GO), o que aumenta o fluxo de pessoas no município.

Andamento da vacinação

Nesta terça-feira (27), pessoas acima de 36 anos sem comorbidades começaram a ser vacinadas contra a Covid-19 no município.

A Secretaria Municipal de Saúde também abriu cadastro para jovens a partir de 18 anos retirarem o vale-vacina, comprovante necessário para receber a dose no dia de aplicação.

Até a segunda-feira (26), Barra do Garças havia aplicado quase 40 mil doses das 45.575 vacinas recebidas para a população não indígena. Já das 4.610 doses destinadas para indígenas, foram aplicadas 3.417.

 

Composição 1.gif

 



Comente esta notícia