Da Redação
Uma sessão solene realizada pela Câmara Municipal de Barra do Garças, na última quarta-feira (22), homenageou e promoveu a entrega de títulos de ‘Cidadão Barra-garcense’ a personalidades ilustres que figuram na história da cidade.
Entre os homenageados, está a jornalista, diretora de cinema e pesquisadora Marguerita Detomas. Natural da Itália, ela chegou a Barra do Garças em 1996 com o objetivo de acompanhar o então pesquisador britânico Timmoty Paterson, sobrinho neto do célebre coronel Percy Harrison Fawcett. Logo se tornou a principal responsável pela condução de pesquisas sobre assuntos místicos e ufológicos na região, como a Serra do Roncador.
Marguerita esteve recentemente na cidade para participar do II Congresso Mato-grossense de Ufologia e Parapsicologia com seu livro Città Invisibili (Cidades Invisíveis), ainda sem tradução no Brasil.
Uma de suas pesquisas revelou a semelhança de registros arqueológicos da Pedra S.S. Arraya em Barra do Garças e uma Pedra na Ilha da Sardenha na Itália.
A pesquisadora agradeceu o reconhecimento no município e ressaltou seu sentimento de pertencimento à cidade que é cenário de sua aventura ítalo-brasileira.
O goiano Fernando Gonçalves Brandão também foi um dos agraciados. Natural de Goiânia (GO), ele é filho do comerciante Rosângelo Pinto Brandão, popularmente conhecido por Pixinguinha e da professora Maria Rosa Gonçalves Brandão, outra personalidade marcante da região.
Fernando chegou à Barra do Garças no ano de 1985 e, aos 17 anos, foi um dos primeiros colocados um concurso da Escola de Especialistas de Aeronáutica e ingressou na Força Aérea Brasileira. Durante a carreira militar, atuou nas cidades de Guaratinguetá (SP), Cuiabá (MT), Belo Horizonte (MG), São José dos Campo (SP), Brasília (DF) e no território do Saara Ocidental, na África. Além disso, é formado em matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso, possui MBA em gestão de pessoas e processos, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, MBA em gestão pública e emprego da força aérea, pela universidade da força aérea no Rio de Janeiro e mestrado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais em São José dos Campos-SP.
Nos anos de 2019 e 2020, até o início da pandemia, serviu no deserto ao lado de militares e civis de mais de 50 países, tendo sido condecorado duas vezes com a medalha da paz da Organização das Nações Unidas (ONU) pelos serviços prestados. Atualmente, Fernando serve no comando de operações aeroespaciais em Brasília.
Durante discurso na sessão, ele afirmou estar honrado em receber a homenagem, pois já se sente um filho da cidade de Barra do Garças.
Outro agraciado com o título de cidadão barra-garcense foi o empresário na área de promoção de eventos Élcio Mendez Da Silva. Funcionário público há 28 anos, atualmente é secretário adjunto de Planejamento, coordenador de convênios, ouvidor geral do Município e segundo suplente de vereador da Câmara Municipal de Barra do Garças.
Dentre suas contribuições para a cidade, trabalhou no Miss Barra do Garças e outros eventos, além de contribuições na política local.
Destaca-se também entre os homenageados João Vicente De Freitas Neto, conhecido como Bigorna, Marly Augusta Lopes de Magalhães, Maria Machado e Benjamin Elias de Bastos. (Com informações da Ascom CMBG)
Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).
Secom MT
