CIDADES Quinta-feira, 14 de Setembro de 2023, 13:56 - A | A

14 de Setembro de 2023, 13h:56 - A | A

CIDADES / DIAMANTINO

Empresário constrói castelo de pedras no Cerrado e realiza sonho da neta

A construção começou há três anos, em agosto de 2020, e tem três andares. No castelo, são oito suítes, três cozinhas, cinco salas e um salão de festas.

Kethlyn Moraes
RD News



Uma ideia inusitada levou o empresário Antônio Araújo a construir um castelo no meio do Cerrado mato-grossense. Para realizar o sonho da neta, de 12 anos, a construção de pedra foi levantada com 1 mil metros quadrados, na região de Diamantino (a 200 km de Cuiabá), e recebeu o nome de Castelo da Caixa Furada. A obra é feita de pedras, concreto, mármore e granito e recebe visitantes “curiosos” todos os dias.

“Quando eu comprei essa fazenda, ela não tinha valor nenhum, pois tinha muitas pedras. Meus amigos até começaram a brincar e falar que eu ia ter que montar uma pedreira no local e que não tinha muito o que ser feito na área. A minha neta, que tinha 10 anos na época, pediu para eu fazer um castelo para ela e disse que sonhava em ser a menina do castelo. Isso começou com uma brincadeira, comecei a desenhar o castelo, mas depois a brincadeira saiu do papel”, narra Antônio, conhecido na região como Paulista.

A construção começou há três anos, em agosto de 2020, e tem três andares. No castelo, são oito suítes, três cozinhas, cinco salas e um salão de festas.

“Ficou de um jeito que dá para ver a paisagem e o sol de todos os lados, há sol em alguma parte do dia em volta de todo o castelo, do nascer ao pôr do sol. Fora a paisagem que dá para ver daqui, do alto. É uma coisa linda”, conta Paulista.

Ele conta que a princípio, construiu o imóvel para morar com a família, mas que como o local começou a receber muitas pessoas, teve que começar a fazer alguns ajustes e no momento moram ao lado.

“Todo dia recebe cinco, seis carros aqui para conhecer o castelo. Tive que mudar a escadaria, pois as pessoas acabavam passando por dentro de casa para acessar o andar do salão de festas, por exemplo. Eu fiquei estudando uma forma de resolver isso e a maneira foi construindo uma escadaria de pedra pelo lado de fora”, explica.

Isso porque Antônio começou a alugar o salão de festas para eventos e aniversários. Ele ainda pretende fazer outras melhorias para o castelo ficar ainda mais bonito.

“O dinheiro acabou para a obra, então por enquanto estou dando um tempo. Só com os maquinários para levantar as pedras gastamos R$ 300 por hora. Já tivemos ajuda, por exemplo de uma pedreira de Cuiabá, que deu todas as pedras de revestimento para mim. Isso foi incrível. Mas ainda faltam algumas partes a acrescentar.

Há também um poço artesiano que abastece todo o castelo e tem espaço para muitas possibilidades, tendo até um campo para avião.

O local, despretensiosamente, vem se tornando um ponto de visitas na região e uma paixão de toda a família. “Minha neta ama esse lugar. Ela mora aqui ao lado e, se puder, vem todos os dias aqui”, conta.

Castelo da Caixa Furada

O nome é uma referência à região da Serra de Caixa Furada, em Diamantino, e veio de um fato ocorrido em 1901, período de disputas entre as cidades de Cuiabá e Diamantino. Um dos pontos escolhidos para construção de uma barricada e observação de tropa inimiga foi o topo da serra. Há relatos de que um vigia diamantinense, encarregado de dar alerta de que a tropa cuiabana estava vindo, com uso de uma caixa (tambor e baquetas), bateu com tanta força na caixa que rompeu o couro do instrumento musical furando-o, permitindo, desta forma, que um assunto extremamente sério se transformasse uma brincadeira, que originou o nome de uma serra e de uma cachoeira.

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).

Nilo Aniversário


Comente esta notícia

Romualdo Hauschild 15/09/2023

Sou Romualdo de Nova Mutum MT, vou comentar um pouco sobre esta maravilha ao lado da BR 163 em Diamantino MT.

Romualdo Hauschild 15/09/2023

Conheço o CASTELO DA CAIXA FURADA, inclusive fui em várias festas no castelo, local em que vc se sente em outro mundo, um local onde vc descarrega seus pontos negativos. Uma opção para levar sua família e seus amigos. Ao chegar no 3⁰ andar, vc além de ver as maravilhas do castelo, tem uma paisagem de todos os lados da BR 163, com grande região de mata, montanhas, matas naturais. Uma verdadeira maravilha, com futura pista de avião, campo de futebol, encontro de motos e triciclos, ótimo para motorhomes. Além das trilhas pela floresta com igrejinha antigas no meio da natureza. São as pedras mais lindas e luxuosas que podemos ver neste local. Vou lá todos os meses, nunca ví no Mato Grosso, tanta beleza, um lugar onde levo minha família para passar os finais de semana. Tudo à poucos metros da BR. Aproveite você também e venha conhecer este local aconchegante e maravilhoso. O CASTELO CAIXA FURADA SERÁ INESQUECÍVEL NA SUA VIDA E NA VIDA DE SUA FAMÍLIA... NÃO PASSE SEM CONHECER O CASTELO DA CAIXA FURADA.

2 comentários

1 de 1