Da Redação
Membros do Movimento Estudantil Araguaia marcaram presença na Câmara Municipal de Barra do Garças durante a sessão da segunda-feira (4). O grupo foi criado após a empresa Delta Express tentar suspender o benefício de gratuidade no transporte de idosos e também do desconto de 50% na passagem para estudantes.
Jheury Souza, servidor público e estudante de Geografia, usou a tribuna para comentar sobre o embate judicial entre a empresa de transporte público e o município que resultou em uma liminar que suspendeu o reajuste tarifário previsto pela concessionária Delta Express e manteve o desconto da passagem de estudante e a gratuidade para idosos.
“Nós sabemos que isso é difícil de ser resolvido porque já houve pedidos de licitações aqui e não tem empresas concorrentes. Então eu peço que os senhores pensem em alguma coisa junto com a gente para resolver o problema”, disse o estudante. Ele também destacou que outras cidades resolveram questões semelhantes por meio da criação de uma cooperativa municipal de transporte.
O servidor público também solicitou que haja participação civil na comissão da Câmara que estuda licitações para transporte público.
Diversos vereadores agradeceram a presença dos estudantes no plenário e manifestaram apoio a iniciativa. “Eu gostaria de parabenizar todos vocês, é um movimento que sempre despertou esse anseio não só aqui na Câmara Municipal. Todos aqui são pais e já foram estudantes e sabem da necessidade deste passe livre. Foi um absurdo o que a empresa tentou fazer de tirar um direito adquirido dos idosos. E vale ressaltar também que o município entrou com liminar e conseguiu na Justiça”, afirmou o vereador Gabriel Pereira - Zé Gota (PSDB).
O vereador Jaime Rodrigues (MDB) considerou excelente a ideia sobre a criação da cooperativa. “Em uma possível reunião aqui na Câmara com a presença das pessoas interessadas, eu acho que pode surgir uma empresa, uma cooperativa. [...] tem que levar a frente essa ideia do cooperativismo que sempre deu certo”, pontuou.
Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).
Secom | BG
