CIDADES Sexta-feira, 04 de Dezembro de 2020, 16:04 - A | A

04 de Dezembro de 2020, 16h:04 - A | A

CIDADES / Produção afetada

Falta de chuvas preocupa agricultores de Água Boa

As pancadas de chuvas esparsas não são suficientes para o desenvolvimento da soja germinada ou em fase de germinação.

Interativa FM



A falta de chuvas regulares em outubro e novembro está preocupando o agronegócio de Água Boa. Até agora, os mananciais d’água não se recuperaram da recente estiagem. Para piorar, o plantio da próxima safra de soja está sendo afetado diretamente pela falta de chuvas.

A soja semeada nos últimos 10 dias está sofrendo com o déficit hídrico. Em Canarana, Cocalinho e Nova Xavantina a situação é a mesma.

As pancadas de chuvas esparsas não são suficientes para o desenvolvimento da soja germinada ou em fase de germinação.

Hoje algumas fazendas registraram chuva, principalmente na região dos fundos do PA Jaraguá. O clima nublado com expectativa de chuva anima os produtores.

Cristiano Zamboni, presidente da Associação dos Agrônomos salientou que a soja plantada nos últimos 10 dias ainda não germinou.

Significa em torno de 20 mil hectares. Já as lavouras plantadas um pouco antes, também enfrentam estresse hídrico severo.

Novembro normalmente registra chuvas acima dos 200 ou 300 milímetros, mas isso não ocorreu nesse ano nas principais regiões produtoras de soja do interior.

Em fazendas na localidade de Água Boa II, não chove há 15 dias. A soja plantada não germinou. Já as áreas semeadas, estão com folhas dobradas. Cerca de 15% das lavouras terão que ser replantadas, mais de 200 hectares.



Comente esta notícia