Emily Tinan, Andrezza Dias e Ronan de Sá
da Redação
Nesta terça-feira (5), Barra do Garças só apresenta mais dois leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponível para tratamento da Covid-19, no Hospital Municipal. Segundo o secretário de Saúde, Adilson Tavares, dos nove leitos existentes, apenas seis estão em funcionamento, e dentre esses, quatro estão ocupados.
Segundo o secretário, as três UTIs paradas estão sofrendo manutenção nos ventiladores mecânicos. “Estamos com quatro pacientes na UTI hoje, se vier mais três casos que precisem de ventilador, um irá ficar faltando”, afirmou Tavares.
A taxa de ocupação das UTIs públicas no município é de 66,67%.
Mais uma vítima pela doença também foi confirmada nesta manhã pelo secretário. O óbito de um homem de 50 anos deve ser registrado mais tarde no boletim epidemiológico realizado pela Secretaria Municipal de Saúde. Com mais esse caso, o município chega a 128 mortes pelo vírus.
Desta forma, Barra do Garças registrou três mortes pela doença em cinco dias.
Semana7
Preocupado com a situação, Adilson Tavares salienta que a fiscalização deve aumentar e que um novo decreto deve ser publicado pela prefeitura, com o objetivo de enrijecer as medidas de segurança por parte dos comerciantes e estabelecimentos, além de punir aqueles que não seguirem as novas medidas. “Nosso problema está sendo com a vida noturna em Barra do Garças que voltou a ‘normalidade’ e parece ter esquecido que o covid não acabou ainda”, disse.
Atendimento exclusivo
Com o número de contaminação e de mortes aumentando no município, foi confirmado pelo secretário que a partir de amanhã (6), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) voltará a atender exclusivamente pacientes com sintomas respiratórios ou casos suspeitos de Covid-19.
Segundo o secretário, a decisão de reorganizar a rede de atendimento foi tomada em conjunto com o prefeito Adilson Gonçalves, pensando no aumento preocupante de novos infectados nas últimas semanas e que tendem a aumentar após as festividades de fim de ano.
“A matemática não falha, é exata. Na primeira semana após aglomerações aumentam os casos de positivados. Na segunda semana, os casos de internados e na terceira semana aumentam os casos de óbitos. E isso já começou a ocorrer na cidade”, explicou o secretário que também é enfermeiro.
Desta forma, o atendimento para casos de urgência e emergência deve ser procurado diretamente no pronto socorro, o Hospital Municipal Milton Morbeck.
No último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, Barra do Garças apresentou um aumento de 92 casos pela Covid-19 em quatro dias, chegando a 3.383 confirmados.