CIDADES Quarta-feira, 20 de Setembro de 2023, 08:29 - A | A

20 de Setembro de 2023, 08h:29 - A | A

CIDADES / DESFILE CÍVICO

No aniversário de Barra do Garças, grupo alerta sobre responsabilidade com meio ambiente

O CBH Alto Araguaia e o Centro de Pesquisa do Pantanal executam um projeto piloto de recuperação e conservação das nascentes que dão vida ao Rio Garças

Assessoria



Durante a comemoração de aniversário da cidade de Barra do Garças, pesquisadores, professores e estudantes da Escola Estadual Francisco Dourado, chamaram atenção para a conscientização da população barra-garcense sobre a importância da conservação e preservação das nascentes dos Rios Araguaia e do Garças.

Durante a caminhada, os participantes alertaram para as crises climáticas e hídricas que o planeta enfreta. Foram exibidas faixas, destacando a urgência para preservar as nascentes e as áreas de entorno, garantindo assim, a limpeza e proteção destas fontes vitais de água.

Para a advogada Zenilda Lima, membra do CBH Alto Araguaia, a proposta é formar ambientalistas para serem multiplicadores dessa consciência e responsabilidade de cuidar do Meio Ambiente. “Nas escolas, trabalhamos a reciclagem de lixo, plantio de árvores, germinação de sementes, produção de sabão, entre outras atividades”, pontua Zenilda. Ela destaca o trabalho desenvolvido junto à Escola Estadual Francisco Dourado, e que nos próximos dias serão feitas coletas de sementes de Ipê e os estudantes irão fazer a germinação e plantio de árvores as margens dos rios.

O CBH Alto Araguaia e o Centro de Pesquisa do Pantanal executam um projeto piloto de recuperação e conservação das nascentes que dão vida ao Rio Garças, onde se encontra o Córrego Fundo, e conta com o apoio dos produtores da região.

O presidente da CBH Alto Araguaia, Clodoaldo Queiroz, ressalta que enquanto cidadãos devemos contribuir para um desenvolvimento sustentável para o município. E que a manifestação durante o desfile cívico foi para chamar a atenção para a questão das águas frias e termais e o grande potencial aquífero que Barra do Garças possui e que precisa ser preservado. “O futuro do desenvolvimento da região do Araguaia depende exclusivamente do volume e da qualidade das águas. A água é fator limitante para o crescimento”, ressaltou Clodoaldo.

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).

Egresso do Sistema
 


Comente esta notícia