CIDADES Sexta-feira, 31 de Janeiro de 2020, 16:29 - A | A

31 de Janeiro de 2020, 16h:29 - A | A

CIDADES / Calamidade

Nova Barra é o bairro mais afetado com chuvas em Barra do Garças

Alagamentos, lamaçal e dejetos deixados pelas chuvas prejudicam a população do setor

João Pedro Donadel
Da Redação



Nessas últimas semanas, chuvas castigam Barra do Garças. O período chuvoso, que vai de janeiro a março, traz um refresco para a cidade castigada pelo calor recorrente, mas por falta de infraestrutura eficiente, acarreta também em alagamentos em alguns pontos da cidade.

Dentre os bairros mais afetados está o Nova Barra. A localidade é a que mais cresce na cidade, com venda de lotes e construções de novas casas, prédios e comércio. Porém, a infraestrutura é uma certa negligência do poder público.

Na última semana, diversos vídeos circularam nas redes sociais mostrando o estrago causado pelas fortes pancadas de chuva que chegaram à cidade. Os de maior destaque foram da última quarta-feira (29), onde um trecho da Av. Valdon Varjão, próximo ao Atacadão, estava completamente alagado, deixando o trânsito parado na região. Além das vias públicas, registros do estrago feito em casas de moradores também tiveram grande repercussão na mesma data.

Duas pessoas do bairro Nova Barra mostraram o que a recente chuva havia feito com suas residências. Em um dos vídeos, a garagem e o quintal são completamente tomados pela água, formando uma 'piscina'. No outro, a parte interna da casa é invadida pela água e a moradora chama atenção também para o cheiro do local.

As obras do contorno viário de Barra do Garças que passam pelo bairro, onde é feito a drenagem urbana, na avenida Amazonas, se transformou em um ‘canal de água’ que assustou moradores.

Em reportagem da TV Araguaia, exibida nessa quinta-feira (30), moradoras do bairro reclamaram da falta de eficiência do poder público. Em ano de eleição, elas lembram que é somente nessa época que os políticos da cidade aparecem, mas em muito dos casos, apenas para pedir voto e sem uma solução para o problema que se alastra há anos na localidade.

O coordenador da Defesa Civil de Barra do Garças, Paulo Henrique Borges, também em entrevista à TV Araguaia, alerta os moradores nessa época de chuvas. População ribeirinha e de locais onde há a recorrência de alagamentos, são as principais preocupações do órgão e do Corpo de Bombeiros. Borges também alerta aos que usufruem dos rios, Garças e Araguaia, tomarem cuidado nessa época de cheia.

Segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) há alerta de temporais para 14 municípios, dentre eles, Barra do Garças. Confirmada as previsões, é possível que tenhamos mais problemas com alagamentos na cidade. É importante redobrar a atenção, inclusive com a chance de descargas elétricas.



Comente esta notícia