CIDADES Quarta-feira, 10 de Maio de 2023, 09:39 - A | A

10 de Maio de 2023, 09h:39 - A | A

CIDADES / EM BREVE

Novo São Joaquim vai entregar casas populares pelo programa Ser Família Habitação

De acordo com o prefeito, Leonardo Farias Zampa (PL), todas as casas estão com a cobertura concluída e a maioria com a parte hidráulica finalizada.

Da Assessoria



O município de Novo São Joaquim vai entregar em breve, à população, as 50 casas populares, oriundas do programa ‘Ser Família Habitação’. As obras estão em estágio avançado, com mais de 70% concluídas. Diante disso, a cidade vai ser a primeira do Estado de Mato Grosso a finalizar as residências.

As obras, em Novo São Joaquim estão em ritmos acelerados, e ultrapassou o município de Jaciara, que até o mês de março era a primeira cidade do estado com quase 60% concluídas.

De acordo com o prefeito, Leonardo Farias Zampa (PL), todas as casas estão com a cobertura concluída e a maioria com a parte hidráulica finalizada.

“Estamos quase entrando na fase de acabamento, e em breve, estaremos entregando as famílias. A previsão de concluir é no prazo de 60 dias. Vamos entregar as casas com iluminação, rede esgoto, com água”, explicou o gestor.

Zampa ainda agradeceu ao governador Mauro Mendes (União Brasil), a primeira-dama do estado, Virginia Mendes e o deputado estadual, Max Russi (PSB) pela parceria com Novo São Joaquim, e, explicou que em breve serão abertas as inscrições para requerer uma moradia.

“Agradeço eles pela parceria. Nós somos o município mais avançado no estado. Em breve abriremos as inscrições para quem se enquadrar nos requisitos estipulados pelo Governo do Estado e pelo município. Comunicaremos nos principais veículos de comunicação da prefeitura”, disse Zampa.

O programa

O programa é idealizado pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, e realizado pelas secretarias de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT) e de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT).

Com o Ser Família Habitação, o Estado repassa recursos para que os municípios construam casas de interesse social.

Os municípios interessados em participar do programa devem solicitar a adesão junto a Setasc-MT, elaborar o plano de trabalho e disponibilizar o terreno para construção das casas, com toda a infraestrutura.

A Sinfra-MT irá analisar e aprovar o plano de trabalho e elaborar o projeto habitacional. A Secretaria de Infraestrutura será responsável, também, por definir o modelo de unidade habitacional a ser construída e formalizar o convênio com o município. No site da Sinfra-MT foi publicada a cartilha com orientações para os municípios que desejam participar do Programa.

“Esse projeto foi pensado especificamente para atender as famílias que não têm condições de adquirir um imóvel e até mesmo de pagar aluguel. Temos exemplos de famílias que se dividem em casa de parentes e até mesmo de amigos, porque não têm seu próprio lar. Isso é uma das coisas que me incomoda há muito tempo. Ter um cantinho para chamar de seu, para poder reunir seus familiares é, além de um direito, viver de forma digna. Eu quero ver cada rosto comemorando o recebimento da chave de sua casa própria. O Governo do Estado está de parabéns por acreditar neste projeto”, explica a primeira-dama de MT, Virginia Mendes.

Podem ser beneficiadas pelo Ser Família Habitação pessoas que pertençam a um grupo familiar cuja renda per capita não ultrapasse R$ 100, tendo preferência as pessoas com menor renda. Também é necessário morar no município há pelo menos cinco anos e não ter sido beneficiado em outro programa habitacional de interesse social.

Os recursos oriundos dos repasses devem ser utilizados para adquirir materiais e insumos comercializados por empresas mato-grossenses, sob pena de rescisão do convênio e devolução dos valores.

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).

escolho_a_vida_728x90.gif

 



Comente esta notícia

Luzene Bento da Silva 11/05/2023

Como faço pra me cadastrar e ganhar uma?

1 comentários

1 de 1