Thalyta Amaral
Gazeta Digital
Trinta e um prefeitos de Mato Grosso assinaram o documento entregue ao Ministério da Saúde na quarta-feira (5), pedindo apoio para ampliar o atendimento e também realizar testes rápidos diante da nova onda da covid-19. A mobilização tem a assinatura de mais de 2.100 gestores de todo o país.
No documento encaminhado pelo Consórcio Conectar os gestores municipais pedem apoio para "testagem rápida para covid-19, estrutura ambulatorial de atendimento e estoque de medicamentos antigripais".
Os prefeitos afirmam que no atual momento "torna-se inviável qualquer prática horizontal de isolamento e distanciamento geral da população", por isso é necessário fazer testes em larga escala para "identificarmos com a velocidade necessária os indivíduos que precisam ser isolados e acompanhados".
Entre os municípios de Mato Grosso que assinam a carta estão Cuiabá, Sorriso, Várzea Grande, Cáceres, Barra do Garças, Rondonópolis, Santo Antônio de Leverger, Jaciara e Vila Bela da Santíssima Trindade.
O documento também alerta para o aumento dos casos da H3N2, o que necessita a realização de exames e distribuição de medicamentos antigripais, dos quais os municípios não têm estrutura suficiente para atender a demanda.
Para os gestores, é necessário, com urgência aumentar os estoques de Oseltamivir, "tão importante para o tratamento de casos graves de influenza", pois o medicamento está em falta "seja na assistência farmacêutica pública ou até mesmo nas redes privadas".
Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).
![imuniza_mt_728x90[1].gif](https://semana7.sfo2.digitaloceanspaces.com/storage/webdisco/2021/11/25/outros/883a5c7c79c5b75c803cb667c4a7ad4d.gif)