Neiriane Santos
Da Redação
A prefeitura de Alto Taquari por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social lançou o programa “Leite é vida” que irá fornecer leite pasteurizado para crianças de 6 a 36 meses em situação de vulnerabilidade social ou insegurança alimentar.
O cadastramento será feito pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e beneficiará famílias com renda mensal de até dois salários mínimos, cada núcleo familiar deve receber diariamente um litro de leite pasteurizado por criança.
Segundo a secretária de Assistência Social Vanessa Vieira, essa primeira etapa do programa deve atender cerca de 100 crianças.
A prefeitura e a secretaria de assistência social ainda devem abrir um processo licitatório para definir quem irá fornecer leite para o programa. O objetivo da pasta é que os pequenos produtores da região também sejam beneficiados com o projeto.
Vanessa acredita que o programa irá ajudar muitas crianças em situação de vulnerabilidade “o leite é um alimento essencial e agora na pandemia muitas famílias estão com dificuldades para comprar alimentos, o programa vai ajudar a suprir uma necessidade”.
O programa “Leite é Vida” é um dos projetos de campanha da prefeita Marilda Sperandio, segundo ela prover uma alimentação adequada às famílias em situação de vulnerabilidade é um dos objetivos da gestão municipal. “O meu desejo é que nenhum munícipe passe por uma situação como esta, que é a falta de alimento na mesa. Esse projeto busca acolher estas famílias que necessitam alimentar suas crianças, mas estão em dificuldade financeira. Além disso, incentivaremos a produção de leite no município através dos pequenos produtores, contribuindo com a economia local”, comentou Sperandio.
O programa
O programa "Leite é Vida”, foi instituído pela Lei Municipal Nº 1187/2021. No mês de março serão realizadas visitas domiciliares, cadastramento das famílias e reuniões com os beneficiários. A previsão é que Programa Leite é Vida tenha início, de fato, no mês de abril com a distribuição do leite.
Famílias com crianças de 6 a 36 meses e renda mensal de até dois salários mínimos podem se cadastrar junto ao CRAS para serem assistidas pelo programa, cada família irá receber a quantidade de 1 litro de leite por dia, correspondente ao número de crianças.
(Com informações da Assessoria)
Reprodução
