CIDADES Terça-feira, 30 de Maio de 2023, 09:55 - A | A

30 de Maio de 2023, 09h:55 - A | A

CIDADES / conscientizar a população

Prefeitura de Alto Taquari promove ações e palestras sobre combate ao abuso infantil

Todo o país está engajado na Campanha Faça Bonito, que completa seu 23º ano de mobilização nacional

Da Assessoria
Associação Mato-grossense dos Municípios



Durante o mês de maio, Alto Taquari e todo o país estão engajados na Campanha Faça Bonito, que completa seu 23º ano de mobilização nacional. O objetivo dessa iniciativa é conscientizar a população sobre a importância do combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Em Alto Taquari, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), está promovendo diversas ações para marcar o período da campanha.

A equipe da Assistência Social tem se dedicado a conscientizar crianças, adolescentes e a comunidade em geral sobre os impactos do abuso e da exploração sexual infantojuvenil. A SMAS realizou palestras em diferentes instituições, incluindo o Centro de Educação Infantil Professora Maria Auta Medeiros de Oliveira, as escolas municipais Professora Elzinha Lizardo Nunes e José Inácio Simão, as escolas estaduais Carlos Irigaray Filho e Dennis Manerich de Oliveira, e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras). As palestras foram ministradas por servidoras da SMAS (Beatriz, Maria Lopes, Ivone, Lesley e Célia), além do delegado Artur Andrade Almeida e do promotor Frederico César Batista Ribeiro.

Em 18 de maio, "Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes", uma caminhada foi realizada por ruas de Alto Taquari, reunindo crianças, adolescentes e idosos. O evento buscou conscientizar a população sobre a importância de denunciar casos de abuso e garantir a proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Vanessa Vieira, secretária de Assistência Social, destacou a importância da mobilização em Alto Taquari: "A Campanha Faça Bonito é uma oportunidade fundamental para sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre a necessidade de combater e principalmente prevenir o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. É um trabalho conjunto que envolve a prefeitura, as instituições governamentais e não governamentais, juntamente com toda a população, visando criar uma rede de proteção efetiva para nossas crianças e adolescentes".

A SMAS ressalta que a luta contra o abuso e a exploração sexual infantojuvenil não se limita ao mês de maio, mas é uma preocupação constante. Diversas medidas de proteção são adotadas ao longo do ano, incluindo programas de conscientização, capacitação de profissionais e parcerias com instituições locais, como o Conselho Tutelar. O objetivo é criar uma rede de apoio sólida e eficaz para identificar, denunciar e interromper situações de violência sexual contra crianças e adolescentes.

A mobilização da sociedade é essencial para garantir um ambiente seguro e acolhedor para a infância e a adolescência, e a secretária Vanessa Vieira, enfatiza a importância desse engajamento coletivo: "Nossa missão é proteger e garantir o bem-estar das crianças e adolescentes de Alto Taquari. A Campanha Faça Bonito é uma oportunidade valiosa para envolver toda a comunidade nesse propósito. Precisamos estar atentos, denunciar qualquer suspeita de abuso e trabalhar juntos na prevenção desse tipo de violência. Nossas ações visam fortalecer os laços familiares e comunitários, promovendo um ambiente seguro onde crianças e adolescentes possam se desenvolver plenamente".

Denuncie casos de abuso e exploração sexual infantil (Disque 100). Proteger nossas crianças e adolescentes é responsabilidade de todos. Faça bonito, Alto Taquari!

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).

Segurança nas Escolas - AL

 



Comente esta notícia