Assessoria
Prefeitura São José do Xingu
Nesta terça-feira, (22), 31 agricultores assentados pela reforma agrária dos Assentamentos P.A Aymore e P.A Yamim do município de São José do Xingu, receberam seus Títulos definitivos da terra. A cerimônia foi realizada pela prefeitura municipal, através da Secretaria Municipal de Agricultura, juntamente com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
O título é um direito constitucional do beneficiário do programa de reforma agrária, instrumento que transfere o imóvel rural ao assentado em caráter definitivo, garantido também pela Lei 8.629/93, que foi regulamentada pelo Decreto nº 9.311, de 15 de março de 2018. Estes são os primeiros títulos entregues no município após essa regulamentação.
Durante a solenidade, o prefeito municipal, Sando José, o Dr. Sandro (DEM), ressaltou o esforço enquanto poder público em busca de avanços na agricultura familiar e a conquista de benefícios que possam melhorar a vida do homem que vive no campo.
“É com muita alegria que hoje participo de um ato tão importante para os assentados de São Jose do Xingu, essas pessoas estão recebendo este título que dá dignidade e segurança com a efetiva posse de seus terrenos, aproveito para agradecer ao Incra por toda parceria que pretendemos reforçar ainda mais para atender os beneficiários com a titulação dos Projetos de Assentamentos Yamim, Aymoré e Santo Antônio”, salientou o chefe do executivo municipal.
O chefe do regional Araguaia/Xingu do Incra, Alysson Ferreira de Oliveira, destacou e garantiu que os títulos de domínio das terras darão mais liberdade aos assentados. “É um momento de muita felicidade, o qual eles os assentados de São José do Xingu esperam por muitos anos. A entrega dos títulos é muito importante pois garante mais dignidade aos nossos pequenos produtores e poderão buscar financiamentos, ter maior tranquilidade e podem ter liberdade nos seus imóveis”, finalizou agradecendo ao Poder Executivo Municipal e desejou sucesso a todas famílias contempladas”, frisou.
Alysson é um dos principais fatores para a entrega dos títulos que, segundo informações estavam "parados", por conta de toda a burocracia, desde janeiro. O servidor de carreira no Incra, com bons trabalhos já realizados na unidade de Barra do Garças e atualmentechefe da unidade sediada em Confresa. Todo o poder público de São José do Xingu agradece o serviço prestado por Alysson "de forma apaixonada ele realiza seu trabalho para ajudar nossos agricultores e consequetemente nossa agricutulra", diz a administração.
