BARRA DO GARÇAS 00:00:00 Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2024

CIDADES Quarta-feira, 26 de Abril de 2023, 13:02 - A | A

26 de Abril de 2023, 13h:02 - A | A

CIDADES / DESCASO?

Qualidade da merenda escolar em Campinápolis é questionada; gestão pode virar alvo do MP

Após divulgação de fotos de alimentos servidos à alunos da rede municipal, o Ministério Público Estadual deverá investigar o caso

Ronan de Sá
Da Redação



A cidade Campinápolis conheceu na semana passada uma realidade que está sob suspeita. Trata-se, segundo apurou a reportagem, da qualidade da merenda oferecida às crianças em escolas da rede municipal de ensino.

O fato veio à tona, após a circulação de fotos por aplicativo de mensagens (WhatsApp), na quinta-feira (20), as quais mostram o que seria a merenda escolar daquele dia numa das escolas do município.

Entre uma refeição e outra, o que se pode notar é que num prato é servido apenas arroz com abóbora e, em outro, macarrão com arroz, enquanto que no lanche meio pão e um pedaço de banana.

Ao Semana7, o atual secretário de Administração da prefeitura local, Fabiano Oliveira, disse que houve um problema com fornecedores (ele não explicou quais), mas que já havia solucionado aquela demanda.

Solicitamos o cardápio que a Secretaria Municipal de Educação oferece aos alunos. Ao confrontar as fotos das iguarias servidas na quinta-feira (20), não conferiu com o que estava previsto. A nutricionista do município, Scarlath Silva, ao ser questionada se aquele alimento estava de acordo com as normas, ela disse que “sim”.

Sua afirmativa, mesmo diante das fotos é uma contradição se comparado o cardápio daquele dia que começa pelo desjejum, composto por leite e bolo. Para o almoço, arroz, feijoada de legumes com carne picada, farofa de banana e fruta e abacaxi. O lanche da tarde começa pela banana maçã e, para finalizar, a última refeição, o jantar o prato de macarrão com carne moída, cenoura, chuchu e sobremesa de fruta.

À reportagem, o vereador Celiomar Piaba Bento - Birro (DEM), um dos poucos na Câmara Municipal a questionar o prefeito Zé Bueno (PSDB), disse que vai requerer a razão pela qual a administração não está acompanhando essa questão de perto e que se “ficar só no gabinete não funciona”, diz ele.

Birro também relatou que a Secretaria de Educação está sem uma pessoa responsável, ou seja, sem secretário (a). A última pessoa indicada para o posto foi Marilene Correa Borges.

Tivemos acesso ao relatório do Conselho de Alimentação Escolar e o anexamos no final deste texto para todos tomem conhecimento da situação que apurou graves erros, desde a falha de recebimento de alimentos por fornecedores ao acondicionamento destes.

O Conselho apontou ainda a falta de inspeção por parte da Vigilância Sanitária, assim como a necessidade de mais atenção da nutricionista da prefeitura.

No portal do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), consta os repasses de verbas no valor 805 mil reais ao município deste montante 168 mil para merenda escolar.

O Ministério Público Estadual já recebeu a denúncia e vai investigar a veracidade dos fatos, conforme adiantou o promotor de Justiça, Roberto Farinazzo.

Abaixo, o cardápio da Educação de Campinápolis e o relatório do Conselho Alimentar Escolar.

 



Comente esta notícia

KATIA ROSANA BORGES DE SOUZA 27/04/2023

Minha filha sempre chega em casa super feliz com os lanches e alimentação oferecida para ela na UMEI, ela se alimenta melhor na creste do que na minha casa estou sendo realista . São muito bem alimentados.

positivo
0
negativo
0

Lígia Caldas 26/04/2023

Que absurdo! Eu trabalho nessa Instituição e acompanho o processo da merenda escolar. Posso afirmar que o cardápio da UMEI Maria de Moraes Lima é muito bom, tem muitas variedades como arroz, carne, feijão, frutas, verduras, legumes, pão, pão de queijo, bolo, leite, suco etc.. Esse relato com certeza não procede. Essas fotos não provam nada! Quem tirou? As crianças de até 04 aninhos? ou os pais que não estão na escola no horário do lanche? Com certeza algum funcionário querendo prejudicar o bom andamento da escola ou a própria gestão.

positivo
0
negativo
0

2 comentários