Neiriane Santos
Da Redação
Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), desde o início da pandemia do novo Coronavírus, somente os municípios de Santa Cruz do Xingu, Araguainha e Novo Santo Antônio não registraram nenhum óbito por Covid-19 em todo o estado de Mato Grosso.
No último mês Mato Grosso registrou 1.843 mortes por Covid-19, sendo este o maior pico de óbitos desde julho do ano passado quando foram registradas 1.213 mortes por complicações do vírus.
Apesar de o mês de março ter sido o mais letal em um ano de pandemia em todo o estado e também no Brasil, essas três cidades da região do Araguaia, que juntas somam pouco mais de 5 mil habitantes, não tiveram nenhum óbito em decorrência de complicações do vírus.
A SES-MT notificou, até o dia 31 de março, 310.337 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso e foram registrados 7.675 óbitos em decorrência do coronavírus no estado. Além disso, a taxa de ocupação em leitos de Unidade de Terapia Intensiva chegou a 98,02% no fim do mês.
Mesmo com essa alta de casos e a iminente falta de leitos de UTI's para pacientes de Covid, Santa Cruz do Xingu não teve nenhuma vítima fatal do vírus. A secretária de saúde do município, Luciana de Jesus, atribuí esse fato a ampliação da testagem para identificar casos positivos do vírus e posteriormente a realização do acompanhamento desses pacientes pelas Unidades de Saúde desde o diagnóstico até estarem totalmente recuperados.
Luciana garante que a atuação dos profissionais de saúde nos acompanhamento dos pacientes tem sido essencial para o resultado das recuperações.
“Eu não me surpreendo com o fato do município não ter registrado óbitos ainda, nós acompanhamos esses pacientes desde os primeiros sintomas da doença e além disso os outros membros da família também são testados mesmo que não sejam sintomáticos. Em qualquer sinal de agravamento da doença nós já trabalhamos para internar esse paciente para que ele receba os tratamentos adequados, incluindo a fisioterapia pulmonar" afirmou a secretária de saúde.
Luciana afirma que a prefeitura de Santa Cruz do Xingu investiu em leitos clínicos, respiradores, e medicação para tratamento de pacientes de Covid-19, além disso foram adquiridos só neste ano mais de 1.500 testes para ampliar a testagem da população.
Santa Cruz do Xingu até o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta segunda-feira (05) o município tem um total de 195 casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia, atualmente 25 pessoas estão em isolamento domiciliar e 04 estão internadas em enfermarias.
No município de Araguainha, o menor em número de habitantes do estado, foram registrados até esta segunda-feira (05) pelo boletim epidemiológico do município o total de 19 casos confirmados do vírus desde o início da pandemia. Atualmente a cidade não possui casos ativos de Covid-19.
De acordo com os dados da SES-MT, o município de Novo Santo Antônio contabilizou 158 casos confirmados do vírus em um ano. Atualmente 21 pessoas estão em isolamento domiciliar por causa da Covid-19.