Da Assessoria
O município de Tesouro começou nesta semana a emissão da nova carteira de identidade que já em vigor no Estado de Mato Grosso desde 2018. O serviço está sendo feito no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, de segunda a sexta-feira.
A servidora Jucely de Casto e Silva, responsável pela identificação civil no município, explicou que esse aparato tecnológico facilitará a vida do cidadão tesourense e batoviense, isso porque não haverá necessidade de gastos com fotografias 3x4 e. além da economia, outro benefício é na questão do prazo de entrega que antigamente era cerca de 90 dias. Com o Kit Bio, o período deve ser reduzido para 30 a 60 dias.
“O Kit Bio chegou no município em janeiro do ano passado, porém, ficou guardado e não foi instalado, e nesta gestão já agilizaram o espaço para prestarmos um melhor atendimento e com mais agilidade aos nossos moradores”, disse Jucely.
O atendimento é realizado por agendamento de horário pelo telefone (66) 3435 - 1298, e funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 11h e das 14h às 17h. As pessoas que não conseguem ir até o posto de identificação devido alguma comorbidade, podem agendar e a servidora vai até a casa do morador para emitir a segunda via do Registro Geral.
O documento pode ser feito a partir dos três anos de idade e menores de 18 anos são isentos para emissão da primeira identidade. Para emissão da segunda via, alguns casos têm direito a isenção, são eles: Pessoas que têm o bolsa família ativa, idosos de 60 a 64 anos que apresentarem boletim de ocorrência por furto ou roubo, ou que participam de programas do Governo Federal ou comprovem renda de até dois salários mínimos.
O serviço faz parte de um convênio com a Secretaria de Estado Segurança Pública – SESP, a Perícia Oficial e Identificação Técnica – Politec, e a Prefeitura Municipal de Tesouro.