CIDADES Quinta-feira, 02 de Novembro de 2023, 10:44 - A | A

02 de Novembro de 2023, 10h:44 - A | A

CIDADES / DIA DE FINADOS

Túmulos quebrados deixam ossadas à mostra em cemitério de Barra do Garças

Segundo a Prefeitura Municipal, a manutenção dos túmulos é de responsabilidade dos familiares

Redação



Reprodução

ossada humana, Barra do Garças, Cemitério

 

Alguns visitantes que foram ao Cemitério Central de Barra do Garças, para homenagear seus entes neste feriado de Finados, 2 de novembro, tiveram uma surpresa desagradável. O local apresenta vários problemas de manutenção. Alguns túmulos estavam quebrados onde ossadas e restos mortais estão à mostra.

Uma pessoa que pediu para não ser identificada, encaminhou fotos à Redação, de alguns túmulos e reclamou: "Este é um lugar para nos trazer calma e acolhimento e com uma cena dessas, realmente é difícil”.

A Prefeitura de Barra do Garças informou que é feito serviço de limpeza e manutenção (corredores, muros, alambrados, pinturas, iluminação), nos cemitérios públicos, mas que a conservação dos túmulos deve ser feita pelas próprias famílias.

Segundo o secretário de Comunicação, Sérgio Santana, a Prefeitura notifica às famílias sobre a obrigação de zelar pelo espaço. “Não é só depositar o corpo do familiar e deixar lá, é preciso fazer a manutenção, isso é ato de respeito com seu ente querido”.

Caso, as famílias não façam os reparos necessários, as ossadas dos túmulos deteriorados e não identificados poderão ser removidas para um local específico ‘ossário’ onde será guardado os restos mortais remanescentes das pessoas falecidas.

Segundo o secretário, a Prefeitura tentou manter serviço de padronização das obras dentro dos cemitérios, mas devido descordos com familiares dos falecidos, a ideia não avançou. “Muitas famílias alegam ter seu próprio pedreiro, mas o problema e que nós da Prefeitura nos preocupamos com a qualidade e norma que deve ter dentro daquele espaço”.

“A Prefeitura está tentando uma solução para resolver esse problema que é muito delicado. Desde 2022, notificamos familiares, inclusive por meio de panfletagem nos dias de feriados, como o hoje, de Finados”, disse Sergio.

O secretário faz um alerta às famílias que ao deixar vasos com flores e demais itens no local, para que fiquem atentos a questão do acumulo de água nestes objetos, pois se transformam em locais de proliferação do mosquito transmissor da dengue.

Outra observação feita pela Prefeitura, diz respeito aos restos de construção civil dos referidos túmulos. “Retiramos recentemente dois caminhões de entulho dos dois cemitérios de Barra do Garças”.

NOVO CEMITÉRIO: A Prefeitura de Barra do Garças já prevê uma área que será adquirida para um novo cemitério.

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).

Ser Família Capacita


Comente esta notícia