Pamela Santana*
Semana7
O novo curso de medicina foi apresentado à comunidade de Barra do Garças, nesta segunda-feira (11), durante evento realizado no anfiteatro Fernando Peres de Farias. O Centro Universitário do Vale Araguaia (Univar) realizou a aula inaugural para marcar o início do semestre letivo. A celebração contou com a presença de prefeitos da região e de políticos do estado, vinculados à implantação da graduação no município.
Segundo a coordenadora do curso de medicina, Ana Paula Salamoni, atualmente, a graduação possui 49 vagas destinadas aos vestibulandos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para egressos de cursos da área de saúde. Ainda de acordo com a coordenação, um vestibular em dezembro deste ano abrirá mais 49 vagas.
Para o prefeito de Barra do Garças, Adilson Gonçalves, o curso trará bons resultados para a cidade. “Um sonho que foi da sociedade, vai trazer muito resultado para nosso município. Tem um reflexo muito grande na economia, é uma cadeia econômica que movimenta o curso de medicina”, disse.
O senador Jayme Campos, um dos envolvidos no processo de permissão do curso em Barra do Garças, afirmou que a ocasião é a concretização de um empenho. “Esta luta de milhares de cidadãos que moram na região do Araguaia, sobretudo da população barra-garcense. Assim que se realiza políticas de resultado, trazendo algo de concreto para o seu povo”, comentou.
Para o secretário chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, e o deputado estadual Beto Dois a Um, a implantação do curso de medicina em Barra do Garças foi um trabalho conjunto do poder público, da iniciativa privada e da classe política de Mato Grosso.
O reitor do Univar, Marcelo Soler, explicou que a articulação é realizada desde 2013. “Fomos trabalhando e juntando forças. Foi uma junção de todos e dos prefeitos da região para que pudéssemos ter o curso de medicina do Araguaia no dia de hoje”, celebrou.
*Com supervisão de Andrezza Dias