BARRA DO GARÇAS 00:00:00 Quinta-feira, 14 de Novembro de 2024

CIDADES Sexta-feira, 30 de Abril de 2021, 10:52 - A | A

30 de Abril de 2021, 10h:52 - A | A

CIDADES / Campinápolis

Zé Bueno analisa os primeiros 100 dias de seu mandato; veja vídeo

Seguimento de obras do último mandato onde era o vice, José Bueno considera positivo o período no cargo

João Pedro Donadel
Da Redação



Avaliando os seus primeiros dias de gestão municipal, o prefeito de Campinápolis, José Bueno (DEM), considera que os principais avanços conseguidos na última administração, onde era o vice de Joevan Faria, seguirão em seu mandato. Apesar de nunca serem fáceis para os novos prefeitos, a experiência e conhecimento dos últimos quatro anos é um fator a favor de Bueno.

Uma das principais conquistas de Campinápolis, a dotação do Hospital Municipal ‘Dr. Régis’ está em fase final. A administração garante que a completa equipagem da unidade hospitalar, mobília e equipamentos como máquinas de raio-x já tem a verba reservada para a aquisição. Ainda na saúde, a reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) do distrito de São José do Couto e a aquisição da aparelhagem necessária para atender aquela comunidade deve ser concluída nos próximos dias.

Quanto à pandemia do novo coronavírus, uma das principais preocupações da gestão municipal, a equipe desse setor, junto com a Vigilância Sanitária desenvolveram barreiras sanitárias na entrada da cidade com relativo êxito em suas abordagens, realizando a conscientização de motoristas, de viajantes e passageiros e recolhendo informações sobre saúde.

Para o combate à proliferação da Covid-19, a cidade seguiu os decretos estaduais, suspendendo algumas atividades na tentativa de frear o processo de contaminação. Quanto a vacinação, principalmente da população indígena de Campinápolis, o prefeito confirmou que 80% já foi vacinada e que os casos de Covid nas aldeias são mínimos.

No setor da educação, a administração pública local realizou o seletivo para a contratação de professores indígenas para quando houver oportunidade do retorno às aulas a equipe esteja completa para a comunidade escolar do município.

A reforma da Creche Municipal, na entrada da cidade, já foi concluída. Ela teve início já ao final da gestão passada em que Bueno era o vice-prefeito. Para atender as crianças de Campinápolis encontra-se em andamento a construção de mais uma creche no valor de 1,8 milhão de reais, sendo que destes, 1,1 milhão é oriundo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e, o restante, contrapartida do município.

No distrito de São José do Couto, está em andamento a reforma da Escola Municipal que teve seu início na última gestão. Naquela unidade escolar será construída uma piscina para prática esportiva e lazer das crianças.

Focando em seu distrito, principalmente no setor de lazer e incentivo ao esporte, a administração fez um campo de futebol soçaite na comunidade e adquiriu um mini trator para serviços na comunidade local. Na sede, em Campinápolis, o complexo esportivo encontra-se em fase final de suas obras.

Infraestrutura

Para as obras na cidade a prefeitura já recuperou todo o maquinário para usá-lo na manutenção de serviços urbanos e estradas vicinais. “As nossas máquinas trabalharam muito no ano passado e por isso tivemos que fazer a manutenção antes de voltar à ativa em 2021”, disse Bueno.

Quantos as rodovias de ligação à Campinápolis, o prefeito pretende se reunir com o vice-governador Otaviano Pivetta (PDT) para solicitar recursos para estadualizar a estrada que liga a cidade a Santo Antônio do Leste.

Apesar de ainda não ter algo concreto advindo do governo estadual, Bueno mantem tratativas avançadas com a deputada estadual Janaina Riva (MDB) que pretende ajudá-lo nesta empreita de convencer Mauro Mendes (DEM).

Outra rodovia importante de ligação da cidade ao vizinho Novo São Joaquim, através da MT-110, foi concluída pelo governo de Mato Grosso. Ao todo foram 51,7 km em um investimento próximo aos 48 milhões de reais. Essa via permite a ligação dos dois municípios ao eixo da 158 em Nova Xavantina.

As pontes espalhadas pelo interior do município resultam noutra pauta de prioridades da atual gestão. Conforme dados da prefeitura, são esperadas a construção de pelo menos 20 pontes, sendo 12 previstas para 2021. Algumas delas devem contar com a ajuda de recursos do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental "Médio Araguaia" (Codema).

Veja o vídeo completo:



Comente esta notícia