EDUCAÇÃO Terça-feira, 05 de Outubro de 2021, 08:00 - A | A

05 de Outubro de 2021, 08h:00 - A | A

EDUCAÇÃO / Data definida

Reunião do Consepe estipula volta às aulas presenciais na UFMT em abril de 2022

A data referência é 11/04/2022, dia que inicia o semestre 2021/2, mas há possibilidade de antecipação das aulas, conforme avanço na diminuição de casos da Covid-19

João Pedro Donadel
Da Redação



Em reunião realizada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) nessa segunda-feira (4) os conselheiros e representantes dos estudantes votaram por uma data de referência para a volta das aulas presencialmente na instituição. Ficou estipulado que as atividades voltem no dia 11/04/2022, coincidindo com o início do semestre 2021/2.

Considera-se uma data referência pois, conforme o avanço da vacinação, que resulta na diminuição de casos e mortes em decorrência do coronavírus, a volta para as salas de aula poderá acontecer até mesmo antes. 

A informação foi trazida à comunidade dos estudantes da UFMT através das redes sociais de Wesley da Mata, representante dos estudantes do Campus Cuiabá no Consepe. Ele também revelou que pelo assunto ter pego de surpresa os conselheiros, o estudante e mais 13 votantes na reunião se abstiveram. Ainda assim, a data referência foi escolhida.

Era de conhecimento público que nesse mês de outubro, durante as férias discentes, seria decidido de que forma as aulas serão retomadas. O G1-MT trouxe também que a retomada das aulas presenciais se baseia nas informações de apoio oferecidas pelo Comitê de Prevenção da Covid (CPC) da UFMT, que elaborou as "diretrizes para retomada de atividades na UFMT após suspensão de atividades no contexto da pandemia”, e divulga semanalmente, uma classificação de fases que devem se manter por quatro semanas.

Ainda em entrevista no mês de agosto, o atual reitor da UFMT, Evandro Aparecido havia confirmado que as aulas voltariam apenas quando 70% dos acadêmicos acima de 18 anos fossem imunizados com a vacina anti-covid. O CPC da universidade faz avaliação das microrregiões com base nos boletins epidemiológicos. Até a liberação as aulas seguem sendo ministradas de forma remota.

Nossa reportagem buscou a assessoria da instituição para mais detalhes sobre a reunião, entretanto, até o fechamento dessa matéria, não obtivemos resposta.

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).

Vacina que volta 728x90


Comente esta notícia