BARRA DO GARÇAS 00:00:00 Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2024

GERAL & ECONOMIA Quinta-feira, 09 de Março de 2023, 07:49 - A | A

09 de Março de 2023, 07h:49 - A | A

GERAL & ECONOMIA / AMEAÇA DE EXTINÇÃO

Cerca de 60% dos animais silvestres resgatados em MT são de espécies em risco de extinção

Até fevereiro, 184 ocorrências foram registradas pelo Recinto de Animais Silvestres da Polícia Militar.

Amábile Monteiro
g1 MT



Cerca de 60% dos animais silvestres resgatados em Mato Grosso são de espécies ameaçadas de extinção, como macaco-prego, lobo-guará, cachorro-vinagre, gato-dos-pampas, onça-parda e onça-pintada, segundo o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Animal (BPMPA). Além disso, 10% delas são característicos do Pantanal.

Nos últimos cinco anos, mais de 5,4 mil resgates foram registrados no estado — desse total, 814 animais morreram. De 2018 a 2022, o número de resgates aumentou em 29% e, até fevereiro, 184 ocorrências foram registradas pelo Recinto de Animais Silvestres da corporação. A maior parte decorrente de atropelamentos.

Os animais resgatados costumam sair de seus habitats em busca de um ambiente que os ofereça alimentos, água e abrigo que não encontram mais no local onde vivem, segundo a bióloga Jessica Rhaiza Mudrek.

“Quando uma rua ou rodovia é contraída e corta a vegetação, é comum que eles atravessem para buscar mais recursos e é quando acontecem a maior parte dos acidentes. Além disso, é normal que, em épocas de chuva, aumente o número de animais resgatados”, disse.

A bióloga ainda ressalta que a melhor forma de evitar os atropelamentos é que a mudança de comportamento dos motoristas.

“É necessário a conscientização dos motoristas em relação ao excesso de velocidade e que tenham mais atenção em áreas de vegetação, onde há maior chance disso acontecer. Seria essencial a instalação de passagens de fauna, que é um recurso importante para a redução desses acidentes”, explicou.
Segundo o BPMPA, os animais resgatados são submetidos à triagem e passam por avaliação clínica, onde ficam em observação e recebem tratamento. Posteriormente, se apresentarem condições de sobrevivência, são devolvidos à natureza.

Resgates
No dia 20 de fevereiro, um filhote de veado foi encontrado após se perder da mãe na região do Contorno Leste, no Coxipó da Ponte, em Cuiabá. Segundo o morador Ronaldo Sérgio, o animal estava andando sozinho e assustado, mas aparentava estar saudável. Ele, então, ligou para o Batalhão Ambiental, que foi até a região para resgatar o filhote.

Oito dias após esse resgate, um lobo-guará foi encontrado no quarto de uma casa, em Lucas do Rio Verde, a 360 km de Cuiabá. O animal teve que ser tranquilizado com dardos anestésicos e uma zarabatana – tubo pelo qual os dardos são soprados.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o trabalho de resgate durou cerca de 40 minutos. O animal foi imobilizado e transportado para o Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde recebeu tratamento veterinário e, em seguida, foi solto.

Como comunicar
Ao encontrar um animal silvestre, estando ele ferido ou não, o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Animal orienta que a população acione a corporação pelo telefone (65) 99920-7939 ou por meio do Corpo de Bombeiros, pelo 193.

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).

Pref_AB_Março_1200

 



Comente esta notícia