GERAL & ECONOMIA Quarta-feira, 20 de Setembro de 2023, 13:06 - A | A

20 de Setembro de 2023, 13h:06 - A | A

GERAL & ECONOMIA / SUSTENTABILIDADE

“Construímos uma nova visão de mundo”, diz Andréa Vulcanis sobre o 'Juntos pelo Araguaia'

Titular da Semad, participou de workshop regional em Baliza – GO, nesta terça-feira (19)

Da Assessoria



“Construímos uma nova visão de mundo, onde possam conviver o meio ambiente, as pessoas e o desenvolvimento econômico”, afirma a titular da Semad, Andréa Vulcanis, ao abordar o significado do Programa Juntos pelo Araguaia (JPA) durante participação, nesta terça-feira (19), no 1º Workshop Regional - Vida no Cerrado, o Cerrado na minha vida: Desafios e oportunidades para as pessoas e a natureza, no coração do Brasil.

O 1º Workshop Regional foi realizado pelo Instituo Espinhaço no município de Baliza, Noroeste Goiano, a 415km da capital, e contou com apoio institucional do Governo de Goiás, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). As atividades começaram pela manhã, com plantio de mudas nativas, às margens do Rio Araguaia, no mês em que se comemora o Dia do Cerrado, e em celebração antecipada ao Dia da Árvore (21/09). As crianças participaram ativamente das ações em campo, e ficaram atentas às mensagens das autoridades.

A State Grid Brazil Holding, empresa internacional que investe em tecnologia de ponta, responsável pelo lote 3, em Baliza, com execução do Instituto Espinhaço, deu início ao plantio de mudas nativas do Cerrado na Fazenda Costa Verde. O Escritório Executivo do JPA participou das atividades.

“Construímos uma nova mentalidade. As mesmas pessoas que, lá no passado, degradaram a bacia, porque acreditavam no desenvolvimento, agora são convocadas também a olhar para o meio ambiente, para a recuperação das nascentes, a fim de manter suas reservas legais, assegurar que não tenham voçorocas e erosões nas suas propriedades rurais”, afirma Andréa Vulcanis ao abordar a realidade do Rio Araguaia. Ela destacou a missão, em Baliza, “que é realizar um grande diálogo com a comunidade local, com os alunos, os proprietários rurais”.

JPA

Juntos pelo Araguaia

 

No caminho para Baliza, a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável parou em uma ponte sobre o Araguaia, e mostrou imagens em vídeo veiculado em sua rede pessoal. “Olha o tanto de sedimento, o tanto que o rio está degradado com esse excesso de volume de areia que chega por aqui”.

Andréa Vulcanis apontou que “o excesso de volume de areia que chega por aqui não é das Áreas de Preservação Permanente (APPs) do próprio Araguaia, que estão conservadas, mas dos afluentes do rio da bacia”.

“O Governo de Goiás, instituições doadoras e patrocinadas, realizamos o programa para que lá, na bacia, onde a degradação está ocorrendo, a gente possa segurar esse sedimento, e salvar o nosso Rio Araguaia”, aponta a secretária.

Engenheiro florestal da State Grid, responsável por acompanhar todas as atividades de reflorestamento executado pela empresa, Otávio Arruda Jurhosa, na abertura dos trabalhos, explicou aos participantes as técnicas e os produtos utilizados na execução do plantio do Programa Juntos pelo Araguaia.

“Implementamos 57 hectares, e executamos comunicação junto com a comunidade, o que vai garantir que o programa tenha maior sucesso no futuro, para que a gente consiga ter um Rio Araguaia mais forte e com mais águas”, destaca Otávio Jurhosa.

“No município de Baliza, com muita alegria, realizamos aquilo que é a missão principal do Programa Juntos pelo Araguaia: unir pessoas em torno de uma causa, um propósito maior”, afirma o presidente do Instituto Espinhaço, Luiz Cláudio Oliveira. Ela acentua a importância de “fazer com que as pessoas possam, em alguma medida, ressignificar a visão delas sobre o território que abriram”.

Luiz Cláudio Oliveira cita a relevância do “1º Workshop Regional do Cerrado, em Baliza, lote 3 do Juntos pelo Araguaia, em parceria com a State Grid, com a liderança do Governo do Estado de Goiás, e com a participação ativa do Escritório Executivo que cuida de todas essas interfaces do acompanhamento técnico do programa”.

JPA

Juntos pelo Araguaia

 

“Para nós, o Juntos pelo Araguaia não é só um programa de restauração florestal. É uma iniciativa que ressignifica nossa ação no universo, e aquilo que é o propósito maior e mais belo do Instituto Espinhaço: mudar o mundo”, pontua Luiz Cláudio Oliveira.

“Estamos aqui na igrejinha, recebemos a secretária estadual de meio ambiente, Andréa Vulcanis, o presidente do Instituto Espinhaço, Luiz Cláudio Oliveira, e várias autoridades. Então, é uma satisfação enorme. Hoje pela manhã, já fizemos o plantio em uma das nascentes em propriedade aqui do nosso município. E a gente vai continuar trabalhando com as nossas crianças, levando a importância do Rio Araguaia para a vida de todos nós”, afirma a prefeita de Baliza, Fernanda Nolasco.

Workshop Regional
O 1º Workshop Regional - Vida no Cerrado, o Cerrado na minha vida é uma realização do Instituto Espinhaço, State Grid Brazil Holding S.A., Prefeitura Municipal de Baliza e Câmara Municipal. Saneago, Programa Juntos Pelo Araguaia e Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Baliza também fizeram parte do apoio institucional.

JPA
O Programa Juntos pelo Araguaia visa contribuir para a melhoria da qualidade do rio, reabastecer os mananciais, preservar o meio ambiente e regenerar ecossistemas fragilizados. Além disso, tem por meta fornecer serviços ambientais, como a captura de carbono, e promover mudança cultural que resulte em práticas sustentáveis de ocupação do território.

As atividades do Programa Juntos pelo Araguaia englobam mobilização social institucional com a comunidade, implementação de unidades de produção de mudas, monitoramento das ações de conservação e recuperação.

A concepção e execução não envolvem recursos públicos. O JPA conta com fontes de financiamento privadas, como doações de empresas, fundos ambientais, conversão de multas e compensações florestais. Essa estratégia busca assegurar a sustentabilidade do programa e possibilita a replicação da metodologia.

A adesão da população local é um dos pontos fortes do Juntos pelo Araguaia. Por meio de ações de educação ambiental e projetos individualizados para cada propriedade rural, busca-se o engajamento ativo dos produtores rurais na restauração das áreas degradadas, promover uma governança participativa e efetiva na gestão dos recursos naturais da região.

O JPA vai muito além de um simples programa de restauração ambiental. Ele visa capturar mentes e corações em favor do cerrado e da regeneração da natureza.

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).

Egresso do Sistema
 


Comente esta notícia