GERAL & ECONOMIA Sexta-feira, 21 de Julho de 2023, 15:41 - A | A

21 de Julho de 2023, 15h:41 - A | A

GERAL & ECONOMIA / Geral

Corpo de Bombeiros de Barra do Garças já realizou 16 resgates em praias da região

Segundo a corporação, somente uma das vítimas necessitou ser deslocada para a UPA da cidade

Marcos Filho*
Da Redação



Dados do Corpo de Bombeiros de Barra do Garças mostram que, entre 01 e 19 de julho deste ano, foram atendidos direta e indiretamente cerca de 16 mil turistas e banhistas que frequentaram a Praia do Bosque no município e a Praia da Arara, em Pontal do Araguaia – MT.

Dentre esse número de visitantes, 16 pessoas foram resgatadas e retiradas das águas com sintomas inicias de afogamento. Segundo o capitão do Corpo de Bombeiros de Barra do Garças, Leandro Kunze, somente uma das 16 vítimas de afogamento de grau um, sem risco de vida, necessitou ser deslocada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade.

Houve ainda o registro de um acidente provocado por uma moto aquática que atingiu uma banhista.

De acordo com Kunze, um dos motivos principais por esse número de casos envolvendo afogamentos e acidentes com veículos aquáticos na temporada de praia é a combinação de álcool, além de risco envolvendo tripulantes de embarcações sem colete salva-vidas.

Dentre as observações feitas pelo militar, ele ressalta que “sempre é possível evitar ou minimizar os riscos. As orientações são: obedeça toda a sinalização instalada nas praias, aproveite a praia com sabedoria e responsabilidade; cumpra as regras de navegação da Marinha do Brasil e obedeça toda advertência das autoridades de segurança envolvidas nos eventos e locais de praia”.

Operações na Temporada de Praia 2023

Nos dias de eventos oficiais realizados nas praias de Barra do Garças e Pontal do Araguaia, estão presentes cerca de 20 bombeiros de plantão para os serviços diários e atividades nas praias, além de uma ambulância (Unidade de resgate) disponível e socorristas que fazem todos os atendimentos às vítimas, incluindo deslocamento ao centro hospitalar mais próximo.

Kunze destaca as operações realizadas na Temporada de Praia 2023, “são fruto de um planejamento prévio do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso, através do Comando Regional IV e da Diretoria Operacional, também da Prefeitura Municipal de Barra do Garças, por meio da Secretaria de Turismo”.

*Sob supervisão de Andrezza Dias

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).

PMAB Empreender1200



Comente esta notícia