GERAL & ECONOMIA Quarta-feira, 18 de Outubro de 2023, 11:53 - A | A

18 de Outubro de 2023, 11h:53 - A | A

GERAL & ECONOMIA / Barra do Garças

Sintep cobra ação dos vereadores contra fechamento da escola Heronildes Araújo

Município já perdeu oito prédios escolares da rede estadual e está com salas superlotadas nas que restam

Da assessoria



O presidente da subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), em Barra do Garças, Gilbran Freitas, ocupou o púlpito do plenário Vereador Dercey Gomes da Silva, na Câmara Municipal, e cobrou dos vereadores uma ação contundente em defesa da educação pública no município e contra o fechamento Escola Estadual, cinquentenária, Heronildes Araújo. 

A busca do apoio dos vereadores foi a segunda ação da comunidade escolar, com apoio do Sintep/Barra do Garças, para impedir que a unidade da rede estadual seja fechada, no município. A primeira, foi a manifestação da comunidade escolar, em frente à escola. 

Há uma semana, às vésperas do feriado de Nossa Senhora da Aparecida, a gestão informou que a unidade deixará de funcionar em 2024. A decisão imposta pelo governo Mauro Mendes, surpreendeu toda a comunidade, que sequer foi consultada e desconhecem qual será o futuro dos estudantes e profissionais.

O dirigente sindical destacou aos vereadores os impactos trazidos pela ação do governo do estado, com apoio da prefeitura. “Barra do Garças já teve oito escolas estaduais fechadas na gestão Mauro Mendes. Com isso, as unidades que restam ficam superlotadas com salas de aulas reunindo mais de 40 estudantes. Um retrocesso para a educação. Principalmente após a pandemia, em que os estudantes retornaram com defasagens. O lógico seria reduzir o número de estudantes para assegurar a aprendizagem”, destacou.

Ao final das explanações feitas durante a sessão plenária, o vereador Doutor Neto, anunciou que apresentará um requerimento para que na próxima sessão (23/10)  a Comissão de Educação investigue a situação. 

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI). 

Hotel Natal

 



Comente esta notícia

Eu 18/10/2023

Essa mudança foi avisada a 5 anos e só agora o Sintep se pronuncia?

1 comentários

1 de 1