GERAL & ECONOMIA Quinta-feira, 14 de Outubro de 2021, 06:36 - A | A

14 de Outubro de 2021, 06h:36 - A | A

GERAL & ECONOMIA / Ferimento grave

Empresária tem pulmão perfurado após realizar sessão de acupuntura em MT

Jessika Aldrey está usando um dreno no pulmão e segue sem previsão de alta

G1 MT



Uma empresária de 26 anos teve o pulmão perfurado após realizar uma sessão de acupuntura para aliviar dores no pescoço, nessa segunda-feira (11), em Sorriso, no norte do estado. Jessika Aldrey Germiniani procurou o hospital horas depois, com dor e falta de ar, e passou por uma cirurgia de emergência.

A jovem contou ao g1 que está usando um dreno no pulmão e segue sem previsão de alta. "Fiquei apavorada quando o médico falou que eu precisava de uma cirurgia de emergência. Comecei chorar, entrei em choque. Tenho um filho de 5 anos que hoje poderia estar sem mãe. O médico disse que ganhei uma nova vida", disse.

Jessika disse que procurou a massoterapeuta no início da semana, pois estava com dores no pescoço. Segundo a jovem, a profissional, que atende os clientes na casa dela, insistiu em realizar uma sessão de acupuntura nas costas para adiantar o processo de recuperação.

"Eu senti muita dor na hora, mas ela falou que fazia parte do procedimento e me liberou para ir para casa. No mesmo momento comecei a sentir dor e falta de ar. Cheguei em casa tentei deitar, mas não conseguia e a falta de ar foi aumentando", relatou.

O g1 entrou em contato com a profissional responsável pelo procedimento, mas as mensagens e ligações não foram atendidas.

A empresária afirmou que ligou para uma fisioterapeuta com quem já havia feito acupuntura há algum tempo para tentar saber o que aconteceu.

"Ela sugeriu que poderia ter acontecido o mais improvável, que era ter perfurado meu pulmão, e pediu para eu procurar o hospital imediatamente. Também liguei para a massagista para perguntar quantos centímetros ela havia enfiado a agulha, mas ela não explicou direito, falou que era coisa da minha cabeça", contou.

No hospital, Jessika fez um exame de tomografia, que apontou uma perfuração no pulmão.

Laudo: Pneumotórax – presença de ar entre as duas camadas da pleura (membrana fina, transparente, de duas camadas que reveste os pulmões e o interior da parede torácica), resultando em colapso parcial ou total do pulmão. Os sintomas incluem dificuldade respiratória e dor torácica.

"Fiquei apavorada. No momento que saí da tomografia, vi o médico vindo na minha direção com uma expressão no rosto de que não daria boas notícias. Foi uma situação extremamente delicada. Ele [médico] disse que um dia a mais em casa teria sido fatal. Eu iria morrer em casa sem ninguém saber o que estava acontecendo", pontuou.

A empresária deve usar o dreno até limpar todo o ar que está no pulmão. Depois, será acompanhada por uma fisioterapeuta.

A técnica da acupuntura

O Ministério da Saúde afirma que, segundo a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC), a Medicina Tradicional Chinesa (MTC)/Acupuntura é de caráter multiprofissional. É necessária a formação em cursos de especialização.

Além de aliviar a dor, a técnica age como terapia preventiva e pode evitar que as dores aumentem e comprometam outros locais.

Acupuntura: conheça a técnica e seus benefícios

O médico acupunturiatra André Luiz Zanchetta Penedo, que atua na área há mais de 20 anos, explicou que a técnica é eficaz, mas pode ocasionar danos ao paciente quando é realizada por uma pessoa sem experiência na área.

"Se a pessoas assistir vídeos na internet, pensa que a acupuntura é algo muito simples e fácil, mas não é bem assim. A agulho deve ser inserida em uma profundidade e ângulo certo, com o estímulo certo para acontecer o resultado", explicou.

André Zanchetta disse que a técnica varia de acordo com o paciente. "Se for um paciente magro, por exemplo, você não pode aprofundar a agulha como em um paciente com um peso mais elevado".

"É preciso também saber o que a pessoa tem antes de resolver o problema. Tem que ter noção do diagnóstico do paciente e do que a sua terapia faz", ressaltou.

O especialista afirmou ainda que não é normal sentir dores intensas no momento do procedimento e que, caso isso aconteça, o paciente deve ser acompanhado e encaminhado ao hospital.

"Casos assim são raros. Não é normal sentir dor, pois quando estimula o ponto certo não há dor. O paciente pode sentir uma sensação de choque ou câimbra, dependendo do ponto, mas é superficial. O maior problema nesse caso foi ter orientado a paciente a ficar em casa", avaliou.

Somente médicos podem realizar acupuntura

A Justiça determinou, em 2013, que somente os médicos poderão exercer a acupuntura no Brasil. OS Conselhos Federais de Psicologia (CFP), Farmácia (CFF) e Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) tentaram reverter decisão ao longo dos anos, mas não foi possível.

Na ocasião, o desembargador federal Reynaldo Fonseca ressaltou os seguintes pontos:

A prática milenar da acupuntura pressupõe a realização de prévio diagnóstico e a inserção de agulhas em determinados pontos do corpo humano, a depender do mal diagnosticado no exame e da prescrição de tratamento;

Não pode o profissional de fisioterapia e terapia ocupacional, que possuem regulamentação própria no Decreto-Lei 938/69 (artigos 3º a 5º), praticar atos que sua legislação profissional não lhes permite, sob pena de ferir-se o inciso XIII do artigo 5º da Constituição;

O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional não pode regulamentar atos que não estão previstos em lei como privativos dos profissionais que fiscaliza, elastecendo-os.

Em 2019, o Supremo Tribunal Federal (STF) negou seguimento ao agravo do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) em desfavor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA). As demandas dos fisioterapeutas não foram acolhidas também em ação no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).

AL MT

Campanha Superação HCAN/MT

 



Comente esta notícia