João Pedro Donadel
Da Redação
Foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (11) o início do processo licitatório para a execução do Lote B do Contorno Rodoviário Marãiwatsédé, na BR-158, conhecido como Contorno Leste.
Esta obra é estimada em mais de R$ 265 milhões e a empresa será selecionada pelo regime de “Contratação Integrada”, com o critério de julgamento sendo o maior desconto.
A partir de hoje (11), as empresas interessadas poderão entregar suas propostas na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura e Trânsito (DNIT), em Cuiabá, ou através do portal do Governo Federal. A abertura das propostas será realizada às 10h do próximo dia 8 de fevereiro.
Após anos de batalhas judiciais e entraves políticos e ambientais, a bancada federal de Mato Grosso no Congresso conseguiu, junto ao atual ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, que o trecho que corta a Terra Indígena Marãiwatsédé ganhasse um contorno, passando pelos municípios de Bom Jesus do Araguaia, Serra Nova Dourada, Alto Boa Vista, São Félix do Araguaia e Canabrava do Norte.
Este trecho de 180km foi dividido em dois lotes, sendo o lote A iniciando no km 201,2 da BR-158, região do Posto do Luisinho, até Alto Boa Vista, no entroncamento com a BR-242. Essa parte já se encontra licitada e com as licenças ambientais emitidas.
Já o lote B, objeto da licitação citada acima, segue desta intersecção até a região do Alô Brasil, em Bom Jesus do Araguaia.
Há também um pequeno trecho, de 12km, antes de iniciar o Contorno, entre o município de Porto Alegre do Norte até o Bar do Luizinho. Este pedaço da rodovia já conta com licitação pronta e a conclusão da obra é esperada para este início de 2022, após o período chuvoso.
A estrada
Atravessando o país de norte a sul. A BR-158, é considerada a mais importante rodovia da região do Vale Araguaia e fundamental para o escoamento da produção agrícola. Em 2013, no governo de Silval Barbosa, a cooperação para o projeto de execução da pavimentação da BR-158 foi sinalizada pelo contorno a reserva indígena Marãiwatsédé.
Na época, o deputado estadual Baiano Filho (MDB), levou ao governo federal a intenção do estado de assumir as obras. O deputado realizou inúmeras audiência públicas para a acelerar o destravamento das licitações, dos dois lotes que hoje estão licitados.
Com o novo contorno, apesar de aumentar a distância da rodovia, beneficia as cidades localizadas onde o desvio do traçado original passa.
Veja abaixo o edital e licença ambiental na íntegra.
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