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GERAL & ECONOMIA Quarta-feira, 10 de Fevereiro de 2021, 16:49 - A | A

10 de Fevereiro de 2021, 16h:49 - A | A

GERAL & ECONOMIA / FICO

Obras de ferrovia que ligará Água Boa a Goiás devem começar em maio

A FICO será responsável pelo escoamento de grãos de soja e milho da região do Vale do Araguaia até a Ferrovia Norte-Sul

Olhar Direto



As obras da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO) que ligam Água Boa aos trilhos da Ferrovia Norte-Sul, na altura de Mara Rosa, em Goiás, devem começar entre os meses de maio e junho. A garantia foi dada pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, durante reunião com os senadores Wellington Fagundes (PL-MT) e Jayme Campos (DEM-MT). Tarcísio disse que todos os procedimentos estão sendo adotados pela Companhia Vale do Rio Doce para início dos trabalhos.

Segundo o ministro, o contrato de autorização das obras já foi assinado em dezembro entre a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a empresa Vale e a Valec Engenharia Construções e Ferrovias S.A. A Valec é uma empresa pública que detém a concessão da futura ferrovia. Na primeira fase, a ligação ferroviária terá uma extensão de 348 quilômetros.


A estatal ficou responsável por elaborar os Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), o projeto básico, que indica o traçado que a linha férrea deverá percorrer, e obter a licença de instalação junto ao IBAMA, que permitiu a execução da obra. Em reunião com o presidente da Valec, o senador Wellington Fagundes, cobrou medidas para reduzir os impactos sociais sobre as comunidades na região de influência dos trilhos.

A FICO será responsável pelo escoamento de grãos de soja e milho da região do Vale do Araguaia até a Ferrovia Norte-Sul, abrindo mais uma alternativa de transporte. No projeto da ferrovia, estão previstos dez pátios de cruzamento, um pátio de formação de trens em Mara Rosa (GO), dois pátios de carga e descarga, sendo o primeiro localizado em Nova Crixás/GO e o segundo em Água Boa.

A implementação das obras da FICO se dará por meio de investimento cruzado como contrapartida pela prorrogação antecipada da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). Cerca de R$ 2,73 bilhões do valor de outorga serão investidos pela companhia na construção.



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