Ministério da Cultura entrega novos equipamentos para o Núcleo de produção Digital da UFMT - Araguaia

Por Assessoria 12/03/2018 - 14:13 hs

Foto: Assessoria
Ministério da Cultura entrega novos equipamentos para o Núcleo de produção Digital da UFMT - Araguaia
Parte dos equipamentos recebidos no Núcleo de Produção Digital da UFMT Araguaia

O ministério da Cultura, através da Secretária de Audiovisual, contemplou o Núcleo de Produção Digital (NPD/MT) com uma remessa de novos equipamentos. A iniciativa é um reconhecimento aos trabalhos que o NPD desenvolve desde 2014, ano que foi instalado na UFMT câmpus Araguaia.

Os equipamentos cedidos foram usados no projeto Cinema no Mato, realizado em municípios da região do médio Araguaia, finalizado em 2017.  Entre os materiais recebidos; estão duas câmeras com conjunto de lentes, equipamentos de iluminação, de captação e gravação de áudio e três computadores IMac. Todos destinados a produções audiovisuais e cinematográficas.

Em quatro anos de atuação o NPD, através do audiovisual, desenvolve e fomenta cultura da região do médio Araguaia. Entre as suas produções está o documentário de média metragem Catireiros do Araguaia (dir.Carina Benedeti,2016), contando  a história do maior grupo de catira do Brasil; o  documentário Veredas do Araguaia (dir. Daniel Santiago,2015)  filmado no município de  Araguaina-MT e  o documentário etnográfico Xavante: Memória Cultura e Resistência  (dir. Gilson Costa,2016).

Para o coordenador do NPD, professor Gilson Costa, os novos equipamentos serão fundamental para a realização e apoio de produções independentes, que fortaleçam a cultura do Araguaia.