BARRA DO GARÇAS 00:00:00 Sábado, 12 de Julho de 2025

JUSTIÇA Segunda-feira, 07 de Novembro de 2022, 16:53 - A | A

07 de Novembro de 2022, 16h:53 - A | A

JUSTIÇA / XVII EDIÇÃO

Semana Nacional da Conciliação é realizada em Barra do Garças; veja vídeo

A campanha encerra nesta sexta-feira (11)

Da Redação



O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) iniciou, nesta segunda-feira (7), ações no âmbito estadual para XVII Semana Nacional da Conciliação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Barra do Garças. A campanha encerra nesta sexta-feira (11).

Todos os Tribunais (de Justiça, do Trabalho e Federais) devem se unir para promover e estimular o uso dos meios consensuais de solução de litígios. Com a ideia de dar a chance de um recomeço a si mesmo e aos outros, o slogan da campanha deste ano é “menos conflitos, mais recomeços”.

Conforme disse o magistrado, Dr. Carlos Augusto Ferrari, juiz coordenador do CEJUSC (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania), a realização da campanha “é uma maneira mais simples. A gente fomenta que as pessoas, afinal, moramos todos em uma mesma comunidade, que a gente consiga amadurecer para que os problemas que surgem em nossa comunidade, consigamos resolver por si, com a mínima interferência possível do poder judiciário”.

A semana da conciliação é capaz de trazer o alívio a quem procura o Judiciário e consegue solucionar uma questão ao invés de enfrentar um processo jurídico que duraria anos. A proposta da campanha é mostrar que é possível viver novos recomeços quando se chega a um acordo de conciliação.

Conflitos envolvendo relações de consumo, vizinhança, acidentes de trânsito, cobrança, divórcios, regulamentação de visitas, guarda de filhos, pensão alimentícia e reconhecimento espontâneo de paternidade são exemplos de situações que podem ser solucionadas de forma mais rápida e efetiva por meio da construção da solução pelas próprias partes.

Nesse sentido, uma possibilidade ofertada é a conciliação e mediação pré-processual, ou seja, os interessados poderão contar com o auxílio de um conciliador ou mediador que atua nos CEJUSC’s para alcançar seus interesses por meio do acordo, sem a necessidade de iniciar um processo judicial.

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).

Piracema_728

 

Comente esta notícia