Da Redação
Semana7
Há quase 20 anos sem eleger nenhum barra-garcense para ao menos uma das 24 cadeiras da Assembleia Legislativa de Mato Grosso - ALMT, Barra do Garças - MT se vê hoje sem um representante legítimo na capital do estado. O portal de notícias Semana7 lançou, na última quinta-feira (09), uma enquete para saber por qual motivo, na visão dos leitores, o município não consegue se organizar para escolher um único nome.
O último eleito para a ALMT foi em 2006, na época o empresário Adalto de Freitas, Daltino, no então PMDB, que conseguiu o total de 26.133 votos em todo o estado. Só em Barra do Garças, o ex-deputado obteve cerca de 17 mil votos. Ele concorreu para a reeleição em 2010, mas sem êxito.
Na última disputa estadual, em 2022, cinco barra-garcenses disputaram as vagas, dividindo os votos e ninguém sendo eleito novamente. Confira quantos votos cada um teve em Barra do Garças.
- Moacir Couto: No estado - 12.901 votos | Em Barra - 4757 votos
- Professor Sivirino: No estado - 10.358 votos | Em Barra - 7894 votos
- Jaime Rodrigues: No estado 1.698 votos | Em Barra - 986 votos
- Gordintur: No estado - 862 votos | Em Barra - 608 votos
- Stéfano do Carmo: No estado - 847 votos | Em Barra - 378 votos
26.666 é a soma dos votos que os cinco tiveram em todo o estado, o que provavelmente se estivessem reunidos em um só candidato, este hoje seria deputado.
Em 2026, onde acontecem novamente as eleições para o parlamento estadual, espera-se um comportamento diferente dos candidatos, já que a receita para não se eleger já foi testada várias vezes.
A função de nossas enquetes (que são apenas sondagens de opinião e não possuem critérios científicos) é captar a percepção da população sobre temas de relevância social.
O resultado será divulgado em breve e poderá servir como uma tabela das demandas populares para os próximos anos de gestão.
Participe e deixe sua opinião clicando AQUI.
Sebastiao 10/01/2025
culpa dos próprios políticos, poucos eleitores para muitos candidatos sem contar os que vem de for e leva muitos votos.
1 comentários