Estudante de Barra do Garças ganha prata nos Jogos Escolares no RN

Francielly Marcondes representou o estado de Mato Grosso na competição realizada em Natal

Por 24 Horas News 19/11/2018 - 17:58 hs

Foto: Reprodução
Estudante de Barra do Garças ganha prata nos Jogos Escolares no RN
Francielly (a esquerda) no pódio para premiação

A estudante-atleta Francielly Marcondes, da cidade de Barra do Garças, conquistou ontem (18), a medalha de prata nos 3000 mil metros nos Jogos Escolares da Juventude fase Nacional, disputado em Natal, no Rio Grande do Norte. A jovem atleta mato-grossense de 15 anos participa pela primeira vez dos jogos na categoria A. é aluna da Escola Municipal Helena Esteves e faz parte do projeto Vivendo do Atletismo.

De acordo com treinador da atleta mirim, Sivirino Santos, Fran, como é carinhosamente chamada faz parte do projeto há três anos e meio e é um exemplo para outros atletas.
 
“É uma menina especial e com muitos sonhos, exemplo de dedicação e amor ao esporte. Podemos perceber isso pelas dificuldades vencidas por ela todos os dias para poder realizar os treinamentos diários. Além disso, é uma excelente aluna, com um futuro promissor pela frente”, ressaltou Sivirino.
 
Ainda de acordo com Sivirino, Francielly percorre todos os dias 10 km de bicicleta de casa até o local de treinamento. “Não existe distância para quem tem força de vontade e sonhos, e ela tem muito dos dois”, afirmou.

O projeto
 
Vivendo o Atletismo é sediado na Villa Olímpica no bairro Piracema, desenvolvido pelo Barra do Garças Associação de Atletismo, que tem como fundador o professor Sivirino Santos no ano de 2003. Os Professores Sivirino Santos, Elaine e Leonardo, acadêmicos Ana Karolyne e Matheus Assis, professor Ademilson Santana ( Vale dos Sonhos), professora Leidiene Teves ( Indianópolis) fazem parte da equipe de treinadores.
 
Atualmente conta com aproximadamente 300 crianças frequentes e realiza ações esportivas bimestrais nas comunidades indígenas da etnia Xavante voltados para o lazer, inclusão e ações contra o álcool e drogas, e busca de descoberta de talentos para o atletismo.
 
Os Jogos 
 
Maior competição estudantil do Brasil, os Jogos Escolares da Juventude reúnem jovens de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, de escolas públicas e privadas de todo o país, em 14 modalidades. Atualmente, o evento contempla mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, organizadas pelos estados e municípios, representando 40.000 escolas de 3.950 cidades do Brasil.
 
Em 2018 foi definido um novo formato para a competição, com três etapas regionais, destinadas a classificar as modalidades coletivas, e uma etapa nacional, com ambas as categorias, reunindo mais de seis mil atletas dos 26 estados mais o Distrito Federal.