Janailza vai ao Tocantins buscar apoio de Carlesse para construção da Transbananal

O deputado federal eleito Nelson Barbudo acompanhou a prefeita na visita ao governador tocantinense

Por Da Redação/Ronan de Sá 05/12/2018 - 21:23 hs

Foto: Assessoria
Janailza vai ao Tocantins buscar apoio de Carlesse para construção da Transbananal
Em busca de viabilizar sua cidade, prefeita busca parcerias para construir a TO 500

A travessia da Ilha do Bananal voltou ser pauta de debates entre políticos de Mato Grosso e Tocantins, na tarde de hoje (5). Acompanhada de uma comitiva de políticos mato-grossenses, a prefeita de São Félix do Araguaia, Janailza Taveira (SD) se reuniu com o governador de estado do Tocantins, Mauro Carlesse para discutirem a viabilidade da construção da TO 500.

A Transbananal (TO 500) é um trecho da BR-242, que vai ligar o Brasil de Leste a Oeste, saindo da Bahia e chegando até Mato Grosso. O trecho que corta a Ilha do Bananal tem um trajeto de 86 quilômetros, passando por Lagoa da Confusão até a São Félix do Araguaia. Esse projeto vem sendo discutido há anos, mas devido ao custo bilionário e a impasses ambientais, não conseguiu sair do papel.

Segundo informou a prefeita Janailza, existem grandes empresários dispostos a investir na rodovia, numa parceria pública privada (PPP), para que o projeto seja viabilizado, mas para isso eles querem segurança jurídica para o aporte de investimentos, que será possível após a edição de um decreto presidencial assinado por Bolsonaro, em 2019.

Governador Mauro Carlesse, se comprometeu ajudar na articulação e se reunirá com o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes em breve para traçar novas estratégias junto ao governo federal, Funai e indígenas. “Nós temos interesse neste projeto, por acreditar que desenvolvimento chegará aos dois estados”, ponderou.

Estudos técnicos dizem que o caminho ficará mais curto para as exportações para o hemisfério Norte, através do Porto de Itaqui, no Maranhão, e para o Pacífico, pelo Estreito do Panamá. O transporte de produtos agropecuários e industriais dos dois Estados tornar-se-á ainda mais competitivos com a Ferrovia Norte Sul.

Participaram da reunião o deputado federal por Mato Grosso Nelson Barbudo (PSL), o presidente da Câmara de São Félix do Araguaia, Antônio Miranda, o prefeito de Santa Terezinha, Euclésio Ferretto e de Tocantins, a presidente da Assembleia Legislativa, deputada Luana Ribeiro e o engenheiro Civil José Mazaro.