Primeira unidade da NBA Basketball School do Centro-Oeste foi lançada em Barra do Garças

Em parceria com a Chuí Esportes o programa visa atender jovens de até 18 anos

Por João Pedro Donadel/Da Redação 25/03/2019 - 7:41 hs

Foto: Marcelo Uemura
Primeira unidade da NBA Basketball School do Centro-Oeste foi lançada em Barra do Garças
Hélio, Arthur e Ivan na entrega oficial da Unidade Licenciada

Na noite deste sábado (23) no auditório da Escola Interativa Coopema, o programa da NBA Basketball School foi oficialmente lançado em Barra do Garças. A apresentação contou com a presença de autoridades locais, atletas, comunidade local e o dono da Think Sports Arthur Borelli, atual responsável pelo desenvolvimento do programa no Brasil. A NBA Basketball School se encontra em 32 polos em 13 diferentes estados no país. O programa também se faz presente em países como Grécia, Índia e Turquia.


Em Barra do Garças as aulas serão ministradas pelo professor Ivan Marcos Pereira, que conta com 18 anos de experiência profissional em basquete e com um currículo extenso, incluindo campeonato brasileiro de basquete pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB) e Olímpiadas Brasileiras da Juventude, além do professor Hélio Barbosa Feliciano Alves, ex-presidente da Associação Jussarense de Basquete (AJUB) e com experiência em campeonatos goianos adulto com o Tupi Esportes em Jussara, além de campeonatos estaduais de base em Goiás nas categorias sub-13, sub-15, sub-17 e sub-19, tanto masculino quanto feminino. Ambos passaram pelo acampamento de capacitação técnica da NBA Basketball School realizado em janeiro desse ano na cidade de São Paulo.


O programa


O projeto será capitaneado pelo instituto Chuí, criado pelo ex-atleta Marco Aurélio Pegolo dos Santos, conhecido como Chuí, na cidade de Franca – SP. A entidade tem nome e experiência no trabalho de desenvolvimento social de crianças e jovens através do esporte e especialmente do basquete. A missão é desenvolver fisicamente e socialmente os jovens, não formando apenas atletas, mas também cidadãos.


O propósito é compartilhar o método de treinamento da NBA, reconhecido mundialmente e estudado á fundo. São atendidas crianças e jovens de 6 a 18 anos em quatro níveis de treinamento: novato, iniciante, all-star e MVP. O projeto também se fundamenta em quatro pilares: diversão, habilidades, valores e bem-estar.


Os quatro níveis são divididos por porcentagem de tempo dedicado a características do treinamento, como por exemplo: valores, habilidades, competição e espírito de equipe. No nível novato, é dedicado 70% do tempo de treino para habilidades, afinal é o nível onde o atleta está aprendendo o jogo. Conforme são passados os níveis, a porcentagem vai se equilibrando com as demais características de treino.


Além da capacitação inicial recebida pelos treinadores do projeto em Barra do Garças, a metodologia estabelece reciclagens semestrais, com o intuito de atualizar o método de treinamento com novas ideias que possam surgir no período e por fim um acompanhamento da rotina dos treinamentos. O programa conta com a chancela oficial da NBA, marca reconhecida mundialmente.


Para os interessados no programa, podem procurar na Escola Interativa Coopema ou também na Academia Top Team. Na última semana foram realizadas aulas experimentais e a partir dessa semana começam de fatos os treinamentos.