Câmara e prefeitura decidirão sobre retomada de obras de esgoto, em Aragarças

Paralisadas desde 2015, obras dependem da renovação do contrato com a concessionária Saneago

Por Kayc Alves/Da Redação 15/04/2019 - 16:07 hs

Foto: Reprodução

Uma equipe da concessionária de água e esgoto de Aragarças, Saneago, estará no município para participar de uma audiência pública sobre as obras de esgoto, há quatro anos paralisadas. O evento, aberto a população, começa às 19h, na Câmara Municipal, com presença dos vereadores e do prefeito José Elias (Pros).


A Saneago e a prefeitura de Aragarças tentam negociar a retomada das obras com a Câmara de Vereadores. No mês passado, o Legislativo não aprovou a lei municipal que renovaria o contrato do município com a concessionária, vencido em 17 de setembro de 2018.


Sem resolver esse impasse, a concessionária não pode retomar a instalação de esgoto, paralisada desde 2015. Por isso, desde o início de abril, que a empresa tem dialogado com a Câmara.


No dia 2, uma equipe da empresa se reuniu com os parlamentares e explicou a necessidade da renovação do contrato. “A gente visa principalmente resolver a questão do sistema de esgotamento sanitário, que é uma obra que já está em andamento a muito tempo e que hoje se encontra parada. O que está faltando e a aprovação da lei que autoriza a prefeitura a fazer o contrato”, afirmou, na oportunidade, Rubia Teles, superintendente de Expansão da Saneago.


Na reunião, a empresa também deu detalhes sobre o “Contrato de Programa”, um novo modelo que incorpora o patrimônio hoje da concessionária ao município. Esse instrumento permite protagonismo maior do município para definir as prioridades de investimento no serviço de água e esgoto. Também estabelece maior segurança à prefeitura, que não terá que se responsabilizar com ressarcimento, caso haja rompimento unilateral do contrato.