Acadêmicas de Pedagogia apresentam peça teatral baseada na obra de Moteiro Lobato

Acadêmicas de Pedagogia apresentam peça teatral baseada na obra de Moteiro Lobato

Por Alysson Cavalcante/Assessoria 11/06/2018 - 09:55 hs

Foto: Reprodução

Nessa quarta-feira (06/06), o Espaço de Convivência do Bloco III da Faculdade Cathedral, foi palco para a apresentação da peça teatral ‘Negrinha’, do escritor Monteiro Lobato. A peça foi organizada e executada pelas acadêmicas do 1° semestre do curso de Pedagogia, sob a supervisão das Professoras Thereza Cristina e Elissandra de Moraes e, apresentada para os demais acadêmicos durante o horário de intervalo.

Monteiro Lobato foi o representante de uma literatura comprometida com o engajamento social. Questionador, denunciou as mazelas da sociedade por meio de personagens tipicamente nacionais, como o Jeca Tatu, sendo este o porta-voz das reais necessidades do povo, ao tratar de questões como a educação brasileira e a modernização do país. Embora, grande parte de sua obra tenha sido dedicada às crianças, percebe-se, até mesmo nesses textos, a preocupação do autor em retratar os problemas sociais.  

Em ‘Negrinha’, considerada a narrativa mais emocionante escrita por Lobato, o autor retrata uma época marcada pelo autoritarismo e pelo preconceito racial. Nesse texto, a personagem-título é filha de uma escrava e, com a morte da mãe, passa a ser criada por D. Inácia, uma rica senhora acostumada ao antigo regime escravocrata, abolido em 1888. Mostra-se, portanto, a crítica feroz lobatiana, com o intuito de revelar a situação das classes menos favorecidas de uma sociedade brasileira discriminatória.

“A peça desenvolvida pelas acadêmicas, fez parte do Projeto: ‘Monteiro Lobato em cena’ e, ressalta a importância do teatro e da dramatização no incentivo à leitura e escrita, levando à criança, a desenvolver a imaginação e as emoções. Com essa peça as futuras pedagogas puderam perceber a riqueza desse instrumento pedagógico na escola.”, explicou a professora Thereza Cristina.

A Professora Elissandra de Moraes complementa: “o principal objetivo de  ações como esta, é contribuírem para que as alunas superem a timidez, incentivando-os a trabalhar em equipe, em busca de um saber significativo, produtivo e contextualizado, além do mais, valoriza o teatro e a literatura na Educação infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental”.

Para a acadêmica Natália dos Santos, a atividade foi de grande valia: “este projeto contribuiu para que pudéssemos mergulhar a fundo na rica obra de Monteiro Lobato e oportunizou a interação da turma, além de contribuir com o desenvolvimento da oralidade e a perca da timidez perante o público. Por ser a primeira vez que participo de uma peça teatral, me sinto realizada com tudo que aprendi”, ressaltou Natália.

A Coordenadora do curso de Pedagogia, Elisiane Tólio, relatou que as acadêmicas aprovaram a proposta e demonstraram interesse de desenvolver mais atividades interativas nos próximos semestres: “houve uma ótima mobilização por parte das alunas, elas se dedicaram na execução do projeto e compreenderam a importância de utilizar o teatro como instrumento pedagógico e o quanto esta arte milenar contribui com o enriquecimento acadêmico e pessoal”, concluiu Elisiane.