“Podemos” lança jovem de Barra do Garças a deputado estadual

“Podemos” lança jovem de Barra do Garças a deputado estadual

Candidato quer conclusão da MT-100, regionalização da saúde e investimentos na educação superior

Por Kayc Alves/Da Redação 07/08/2018 - 18:40 hs

Foto: Assessoria
“Podemos” lança jovem de Barra do Garças a deputado estadual
Bacharel em Direito Felipe Morbeck vai disputar um assento na AL

O partido Podemos aposta em Felipe Morbeck para ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso. Durante a convenção estadual da legenda, no último domingo (5), foi oficializada a candidatura do jovem barra-garcense, que estreia sua carreira na política. Como plataforma de governo, o candidato prevê atuações na região do Araguaia, como a valorização do polo de ensino superior e a conclusão da MT-100.


O nome conhecido vem da avó paterna, dona Iris Morbeck, da família que protagonizou o conflito conhecido como Revolução Morbeck, na região do Araguaia. Mas o que motivou Felipe, 27 anos, a investir na carreira política foi a percepção de que o leste mato-grossense, há anos, precisa de representantes em Cuiabá.


“A cobrança por renovação, o sangue novo sem antigos vícios, isso me motiva. Não ser candidato seria uma covardia. Quero representar o Araguaia”, diz o filho de empresários e bacharel em Direito, pela Faculdades Cathedral.


Envolvido há anos em questões sociais, Felipe participou dos protestos contra a expulsão dos moradores da fazenda Suiá Missú e se orgulha ter ido às ruas, nas manifestações populares que tomaram conta do país em 2013. Em Barra do Garças, ele tem acompanhado as discussões da política local e destaca suas atuações civis contra a verba indenizatória dos vereadores, a implantação da Zona Azul e o aumento da tarifa de esgoto.


Como candidato, ele afirma que quer lutar por investimentos no Araguaia, em infraestrutura, saúde, educação e segurança. Para ele, uma das principais demandas da região ainda é o término da MT-100, que vai ligar a BR-158 ao município de Alto Araguaia. A conclusão da obra melhoraria o escoamento da produção de grãos, destaca Felipe.


Entre as propostas a sua plataforma de governo, o candidato também quer terminar o Hospital Regional de Porto Alegre do Norte e regionalizar o Hospital Municipal de Barra do Garças. “No campo da segurança, precisamos de uma polícia de fronteira em Barra do Garças e de uma base do Ciopaer [Centro Integrado de Operações Aéreas] no Aeroporto de nossa cidade”, pontua.


Morbeck também acha que a educação universitária ainda pode ser fortalecida na região. Ele defende a abertura de um campi em Barra do Garças da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e a criação de novos cursos nas unidades de Nova Xavantina e Vila Rica.


“O Araguaia precisa de mais presença no Governo do Estado. Não é a toa que somos conhecidos como o Vale dos Esquecidos”, afirma. Para ele, fazer política para a região dificilmente será possível sem representatividade na Assembleia Legislativa.