Victor Rodrigo
Você certamente já pensou que no seu bairro ou na sua região, falta alguma coisa, seja uma creche ou escola, seja posto de saúde, pontos de ônibus, praças, rede de esgoto e até mesmo pavimentação asfáltica.
Mas o que você provavelmente não sabe é que a sua voz é a mais importante na hora de tomar essas decisões, por meio do Censo Demográfico, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Criado no ano de 1872, o Censo Demográfico fica responsável por colocar o Brasil em números, facilitando a visão de quem muitas vezes não conhece a realidade fora da sua bolha.
A cada dez anos uma nova pesquisa censitária é realizada, coletando informações que são de extrema importância para as políticas públicas que disponibilizam verba para as regiões que mais precisam, com apenas alguns minutos atendendo aos recenseadores, você pode fazer a diferença onde você mora.
Seguindo o ditado popular “a voz do povo é a voz de Deus”, o IBGE fica responsável por disseminar as informações coletadas aos setores responsáveis pelas melhorias que a população precisa.
Em 2020 o IBGE enfrentou algumas dificuldades para concluir o Censo 2020, que foi atrapalhado pela pandemia da covid-19, mas seguiu buscando concluir seu trabalho entendendo a importância que eles têm para que a diferença seja feita na vida de quem precisa.
O questionário levado pelos recenseadores é curto e não demora muito a ser respondido, além disso, ele é obrigatório!
Conforme prevê a Lei Federal 5.878/1973. Não fornecer as informações solicitadas após um prazo de sete dias é considerado uma recusa, passível de multa e sanções judiciais descritas na Lei 5.534/1968.
Responda ao IBGE e seja a voz que faz a diferença.
Victor Rodrigo é jornalista
Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).
Secom Mt