Kayc Alves
Da redação
Houve menos ocorrências de roubo e furto no período das férias escolares de 2019, em comparação ao ano passado. Os dados são da Região Integrada de Segurança Pública (Risp 5), que reúne instituições sediado em Barra do Garças.
De acordo com o levantamento, houve queda de 27,4% nos registros do crime de furto, entre o último julho e o mesmo período, em 2018. No ano corrente, a polícia fez B.O de 90 casos contra 128 do ano anterior.
Uma redução parecida foi observada quanto ao crime de roubo. Em 2018, o mês de alta temporada de praia registrou 12 ocorrências, enquanto em 2019 foram apenas 9, uma queda de 25%. Os dados se referem a Barra e mais seis municípios circundantes, que compõem o 5º Comando Regional da Polícia Militar (PM).
Além desses os delitos, o também foi monitorado o crime de homicídio, que não registrou ocorrência no ano passado e assim se manteve neste ano. Os dados foram apresentados em reunião, nesta terça-feira (7), entre o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, a Polícia Civil, a Politec e o Sistema Penitenciário, instituições que integram o Risp 5.
Segundo comunica a Polícia Militar, é unânime entre essas instituições que a região tem alcançado as metas estabelecidas pelo Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT).
A comparação entre os primeiros semestre de 2018 e 2019 também mostrou queda nos delitos citados. Nos seis meses do ano passado, foram registrados 1.126 casos de furto, enquanto neste houve 777, uma queda de 31%.
Já quanto às ocorrências de roubo, o placar ficou de 72 registros, em 2019 contra os 101, de 2018. A redução representa um percentual de 29%.