Assessoria
Dando início da semana do Meio Ambiente, a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada do Meio Ambiente e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) estão desde domingo (30) nas regiões dos municípios de Colniza e Aripuanã, realizando ações conjuntas de combate ao desmatamento ilegal e outros crimes ambientais.
Os trabalhos realizados de forma conjunta integram a Operação Amazônia Arco Norte, deflagrada pelo Governo do Estado de Mato Grosso com o objetivo de conter os crimes contra flora como o desmatamento ilegal e as queimadas.
As ações das equipes da Dema e da Sema com apoio dos policiais da Gerência de Operaões Especiais (GOE) são realizadas em parques e unidades de conservação na região de Colinza e Aripuanã como a Estação Ecológica Rio Roosevel, Reserva Extrativista Guariba e distrito de Conselvan.
No primeiro dia de ação, na segunda-feira (31), as equipes realizaram a apreensão de uma máquina utilizada para desmatamento de uma área em Aripuanã.
Na segunda-feira (01), em ação de monitoramento na Unidade de Conservação Estação Ecológica Rio Roosevelth, a equipe de trabalho deparou com um homem no interior da área protegida com instrumentos próprios para pescaria. No local foi encontrado estrutura de acampamentos e diversos objetos e instrumentos de pescaria como barcos, varas, molinetes, linhas, anzóis e outros. Questionados, os suspeitos relataram que estariam pescando sem saber que se tratava de área protegida.
Diante dos fatos, foram apreendidos os materiais utilizados na pesca, sendo 3 barcos de alumínio, 4 motores de popa, 7 maletas com instrumentos de pesca, 7 carretilhas, nove molinetes, 42 varas de pesca. A equipe da Sema tomou as medidas administrativas confeccionando os documentos oficias do órgão ambiental.
Segundo a delegada da Dema, Liliane Murata,tais procedimentos se deram em razão às infringência dos dispositivos legais de defesa as áreas protegidas. “Os infratores da lei ambiental foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil Colniza, onde foi lavrado o flagrante de crime ambiental”, disse a delegada.
Os trabalhos desenvolvidos na operação contam com apoio das equipes da Polícia Civil das delegacias de Aripuanã e Colniza.