POLÍCIA Sexta-feira, 14 de Julho de 2023, 16:46 - A | A

14 de Julho de 2023, 16h:46 - A | A

POLÍCIA / operação timber trading

Sócio de madeireira clandestina é alvo de operação da PF em Mato Grosso

A investigação gira em torno de crimes ambientais e lavagem de dinheiro cometidos pelas empresas e seus sócios

Da Redação



A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (14), a Operação Timber Trading, que investiga madeireiras nos municípios acreanos de Feijó e Tarauacá. A investigação gira em torno de crimes ambientais e lavagem de dinheiro cometidos pelas empresas e seus sócios.

Segundo a PF, essas madeireiras atuam na clandestinidade, operando sem as devidas licenças ambientais e demais documentos necessários à exploração e manejo da flora.

A operação também cumpriu mandados de busca e apreensão na residência dos sócios proprietários nos Estados do Mato Grosso, Rio de Janeiro e Rondônia. Ao todo foram cumpridos sete mandados (dois em Tarauacá, dois em Feijó, um em Cuiabá, um em Angra dos Reis e um em Ji-Paraná).

Os investigados poderão responder pelos crimes de venda, depósito e transporte de madeira sem autorização da autoridade competente, nos termos do parágrafo único do art. 46 da Lei 9.605/1998 (Lei dos Crimes Ambientais), além dos crimes de Associação Criminosa, previsto no art. 288 do Código Penal e Lavagem de Capitais, previsto no art. 1° da Lei 9.613/1998.

O nome da operação (Timber Trading), em uma tradução livre, significa “comércio de madeira”. Uma alusão ao comércio ilegal de madeiras perpetrado nos municípios do Acre. (Com Assessoria da PF)

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).

Nilo Temporada


Comente esta notícia