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EXECUTIVO Quarta-feira, 28 de Abril de 2021, 17:47 - A | A

28 de Abril de 2021, 17h:47 - A | A

EXECUTIVO / MT-109 e BR-158

Após anos de cobranças, ex-deputado Baiano Filho comemora pavimentação de rodovias no Araguaia

Emily Tinan e Ronan de Sá
Da Redação



O ex-deputado, Baiano Filho, disse ao Semana7 que a pavimentação de importantes rodovias como a MT 109 pelo Contorno Norte no Araguaia, conforme foi anunciado e já iniciado pelo Governo de Mato Grosso, e a decisão do Governo Federal de pavimentar a BR 158 pelo Contorno Leste dará a região uma nova vida.

A MT 109 ligará o município de São Félix do Araguaia (distrito de Espigão do Leste) a Canabrava do Norte, retornando em seguida à BR-158, a obra já está em execução com previsão de conclusão ainda este ano, "Será uma estrada muito importante para aquela região que a cada produz mais e necessita tirar a produção com mais velocidade", afirmou.  Por este trajeto ainda tem uma extenção da MT 322 que deverá ser pavimentada via parceria público privada (PPP).

Segundo Baiano Filho, a luta pela pavimentação pelo Contorno Leste já era discutida a cerca de 10 anos, sendo mantida e acertada pelo Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, em março deste ano. O trajeto contempla os municípios de Bom Jesus do Araguaia, Serra Nova Dourada, Alto Boa Vista, somando cerca de 180 km, onde está dividido em dois lotes de 90km. A pavimentação também deixa mais próximo da 158, os município de Luciara, São Felix do Araguaia e Novo Santo Antonio. 

“Mesmo sendo uma rota mais distante do trajeto original (no qual passava por dentro da reserva indígena Marãiwatsédé), o Araguaia quer uma estrada pavimentada não interessa por onde. Eu moro em Confresa e sou apaixonado pela região do Araguaia”, pontuou se referindo a ligação por uma via asfaltada que ligue o Norte ao Médio Araguaia.

O ex-deputado ainda salienta que ficou contente de poder contribuir com a decisão final do Governo Federal para a Rota Alternativa na BR-158, pois por se tratar de uma região de produtores agrícolas, todos os anos aumenta o congestionamento dos caminhões, em decorrência aos atoleiros nas estradas.

“Acredito que esse assunto de onde irá passar o trajeto está encerrado e agora é iniciar as obras, o que nós esperamos que aconteça”, concluiu.



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