Andrezza Dias
Da Redação
Reprodução
A retomada das obras de construção de mais de 1.400 casas populares do programa Minha Casa, Minha Vida, em Barra do Garças (a 509 km de Cuiabá), pode ser ‘destravada’ em Brasília (DF) com o empenho do deputado federal Juarez Costa (MDB). Mesmo com aporte de cerca de R$ 12 milhões do governador Mauro Mendes (União) para solucionar o problema que se arrasta há 10 anos, os trabalhos continuam paralisados por imbróglios processuais e burocráticos junto à Caixa Econômica Federal (CEF).
No início deste mês, Juarez visitou Barra do Garças, onde discutiu o déficit habitacional no município e outras demandas com o prefeito Adilson Gonçalves (PSD) e o vereador Jairo Marques (Republicanos).
A retomada ‘urgente’ das obras do Residencial Carvalho I, II e III será pauta do deputado em agenda com seu correligionário no MDB e ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, logo após o Carnaval.
Outro parlamentar que tem atuado para resolver a morosidade na conclusão das obras, que tiveram início em 2013, é o deputado estadual Max Russi (PSB), que por várias vezes, acompanhado pelo ex-prefeito Roberto Farias, esteve na Superintendência da Caixa Econômica Federal, em Cuiabá, na tentativa de retorno dos serviços, contudo, esbarrou em uma série de entraves. Ele também articulou, junto ao Governo do Estado, R$ 11,6 milhões para a finalização do conjunto habitacional.
Reprodução
Burocracia
Em recente participação no podcast ‘Depoisdas7’, o prefeito Adilson Gonçalves afirmou acreditar que o contrato entre a CEF e a Servmix, empresa responsável pela retomada das obras, pode ser celebrado ainda no mês que vem.
Segundo o gestor, a Caixa solicitou uma atualização das planilhas para as empresas que participaram do processo licitatório. “Esse processo vai direto para o Ministério das Cidades. Então, eu acredito que nos próximos dias, o mais tardar, no início do mês de março esse contrato será celebrado entre a Caixa Econômica Federal e a empresa que se sagrou vencedora nesse certame”, explicou Adilson.
Ainda de acordo com o prefeito, o déficit habitacional de Barra do Garças é considerado muito alto. “Mesmo com essas 1470 casas, nós ainda vamos precisar de, no mínimo, mais 1500 residências. Então, estamos trabalhando e buscando parcerias com alguns empresários para que possamos avançar na questão da habitação no nosso município”, disse.
Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).